Portal do Butantan

Você sabia que as árvores sabem se defender? Entenda

Fenômenos da natureza ajudam o vegetal a expulsar insetos e fungos invasores que se alimentam da madeira


Publicado em: 11/07/2023

Insetos, fungos e o ser humano são os principais predadores das árvores, mas elas não estão completamente desprotegidas. Obviamente que não existe defesa contra um ser humano com uma motosserra, mas em certas situações elas têm mecanismos para evitar o contato próximo de bichos e microrganismos. 

No meio urbano alguns insetos se alimentam de material lenhoso, que nada mais é que a madeira do tronco da árvore. O besouro-broca, o cupim e a formiga são alguns dos principais interessados neste tipo de sustento. Já os fungos, que são microrganismos com capacidade de crescer e viver em diferentes ambientes, se aproveitam de momentos de chuva forte e quedas de galhos, que deixam certos pontos da árvore expostos, para se alimentar.

“A broca faz um buraco na madeira e lá no fundo deposita seus ovos. Ao eclodir, as larvas começam a se alimentar do tecido no interior do tronco. Os fungos, bactérias e até mesmo outros insetos se aproveitam das quedas de galhos, que acabam abrindo uma janela para infestação”,