O Instituto Butantan assinou um acordo de Política de Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) com a farmacêutica Sandoz do Brasil nesta terça-feira (14) para a produção dos medicamentos adalimumabe e etanercepte, ambos utilizados no tratamento de doenças inflamatórias crônicas, como artrite reumatoide, psoríase e espondilite anquilosante. A transferência de tecnologia marca a primeira incorporação de biossimilares (medicamentos semelhantes a um produto biológico já existente e com patente expirada) ao portfólio do Butantan.
Principal desenvolvedor de imunobiológicos do país, o instituto já investiu mais de R$ 120 milhões na construção de uma fábrica de anticorpos monoclonais e com equipamentos de última geração para o desenvolvimento dos fármacos.
Segundo o presidente do Butantan, Dimas Covas, a parceria é emblemática para o Butantan e para o Brasil. “Com esse acordo, a nossa fábrica de monoclonais poderá iniciar a sua operação com esse produto. Um passo muito importante nessa jornada do Butantan em direção à produção de biotecnológicos modernos, como é o caso dos anticorpos monoclonais. Um grande