Portal do Butantan

Retrospectiva 2021: segundo ano da pandemia é marcado pelo avanço da vacinação contra Covid-19 no Brasil

Novas variantes, ondas de infecção e alta cobertura vacinal marcaram o ano no Brasil, com destaque para a CoronaVac como vacina pioneira especialmente em relação à proteção de idosos e profissionais da saúde


Publicado em: 31/12/2021

O ano dois da pandemia de Covid-19 foi marcado por uma violenta segunda onda do novo coronavírus no país, pelo colapso do sistema de saúde em várias regiões, pelo surgimento de novas variantes do vírus SARS-CoV-2 muito mais transmissíveis, como gama, delta e a recém-descoberta ômicron,mas, sobretudo,pelo avanço da vacinação contra a Covid-19 graças, em grande medida, à CoronaVac, imunizante do Butantan e da Sinovac.

De janeiro até o fim de 2021, o país atingiu a sonhada marca de 80% de sua população-alvo completamente vacinada. O Brasil também começou a oferecer a dose de reforço da vacina contra Covid-19 e fecha o ano com o retorno de atividades essenciais presenciais e familiares reunidos, mas ainda sem a liberação total das medidas restritivas. Por outro lado, recentemente a Europa e os Estados Unidos vivem o avanço da variante ômicron, acendendo o alerta para a necessidade de manter os cuidados. Afinal, a pandemia ainda não acabou.

Veja os fatos que mais representaram a pandemia em 2021.

JANEIRO

7 de janeiro: Brasil chega a 200 mil mortes pela Covid-19, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass),e se torna o segundo país do mundo com maior número de óbitos, atrás somente dos Estados Unidos.

14 de janeiro: Estoque de oxigênio em Manaus se esgota e sistema de saúde colapsa, com dezenas de mortes por asfixia de pacientes com Covid-19.

17 de janeiro: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprova o uso emergencial da CoronaVac, possibilitando o início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil. A primeira pessoa a ser imunizada foi a enfermeira do Instituto de Infectologia Emílio Ribas Mônica Calazans, de 54 anos.

 

FEVEREIRO

17 de fevereiro: Começa o Projeto S, com a vacinação dos voluntários do estudo de efetividade da CoronaVac realizado pelo Butantan no município paulista de Serrana. A pesquisa pioneira teve como objetivo imunizar a população adulta c