Até o dia 6 de agosto, todos os alunos que estiverem regularmente matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental, no Ensino Médio (1ª, 2ª ou 3ª série) ou na 4ª série do Ensino Técnico e que ainda não tenham ingressado em curso superior poderão ser inscritos na 4ª edição da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). A inscrição deve feita pela escola do aluno, que pode ser tanto pública, quanto particular. Até o momento, mais de 1,2 milhão de alunos já foram inscritos na competição.
Desenvolvida pelo Instituto Butantan, Sociedade Brasileira de Física (SBF), Associação Brasileira de Química (ABQ) e Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) é promovida e executada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e tem por obejtivo incentivar o interesse pela Ciência entre os jovens no Brasil.
Uma das grandes novidades este ano foi a inclusão da disciplina de Astronomia nas provas, tanto da primeira quanto da segunda fase. Os alunos se submeterão, nesta edição, às provas que serão feitas em duas fases e que testarão seus conhecimentos em Biologia, Física, Química e Astronomia.
A coordenadora nacional da Olimpíada Brasileira de Biologia e membro da comissão Executiva da ONC, a pesquisadora do Butantan Son