O Instituto Butantan, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Batatais (ACE), está incentivando os empreendimentos do município a aderirem à plataforma Tainá/Global Health Monitor (GHM). Por meio da ferramenta, empresas poderão monitorar casos suspeitos e positivos de Covid-19 entre seus colaboradores, impedindo que o vírus se espalhe internamente caso haja funcionários infectados. A iniciativa está alinhada ao projeto Isolamento Inteligente, iniciado pelo Butantan no final de maio na cidade do interior paulista.
Na versão empresarial do GHM, após receber a autorização do colaborador, será possível controlar seu acesso às dependências da empresa por meio do passaporte virtual. Os funcionários devem preencher uma autoavaliação diariamente, inserindo possíveis sintomas e fatores de exposição ao vírus. O aplicativo faz um cálculo de exposição e o passaporte virtual apontará se o colaborador pode entrar na empresa ou se deve ser testado e se isolar.
Caso o funcionário apresente teste RT-PCR positivo ou risco de contaminação detectado na autoavaliação, a empresa será alertada, inclusive sobre outras pessoas qu