Pesquisadoras do Laboratório de Bacteriologia do Instituto Butantan e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desenvolveram um teste rápido de Covid-19 que foi capaz de detectar em minutos infecções causadas pelo SARS-CoV-2. O teste feito com tecnologia 100% nacional, ou seja, com insumos desenvolvidos pelas instituições, tornará o produto muito mais barato do que os vendidos no mercado, já que não depende de importações.
O teste rápido detecta proteínas do novo coronavírus por meio de amostras coletadas do nariz e da garganta. Se aparecer uma faixa vermelha, o resultado é negativo; duas faixas vermelhas indicam o positivo, resultado semelhante a um teste de gravidez.
“Este é um teste imunocromatográfico, de fluxo lateral ou teste rápido, para detecção de antígeno, ou seja, do mesmo padrão disponível atualmente, com o diferencial de ser um teste 100% nacional, desenvolvido por pesquisadores brasileiros e que custa bem menos por unidade”, explica a pesquisadora científica Roxane Maria Fonte