Começa no próximo dia 17 de fevereiro (quarta) a imunização da população adulta de Serrana, cidade da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, como parte do Projeto S. O Instituto Butantan realiza o estudo em parceria com o Hospital Estadual de Serrana (HE), e apoiada pela Prefeitura Municipal de Serrana. As informações do projeto foram apresentadas em coletiva de imprensa com a participação de Dimas Covas, diretor-presidente do Butantan, nesta sexta (12).
No dia 6 de fevereiro, foi realizado sorteio para definir a sequência da vacinação. A cidade foi dividida em quatro regiões separadas por cor. A imunização de cada grupo será realizada durante as primeiras quatro semanas correspondentes à primeira dose. É essa vacinação em ondas que permitirá as comparações para o estudo.
Estima-se que cerca de 30 mil pessoas acima de 18 anos serão vacinadas, com exceção de mulheres grávidas ou em amamentação e portadores de doenças graves. A expectativa é de que o estudo seja concluído em dois meses.
Serrana fica a 20 quilômetros de Ribeirão Preto e possui, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45.844 habitantes. O município tem um programa de vigilância aprimorada de Covid-19, que oferece estrutura para o acompanhamento dos casos, uma das facilidades que justifica a escolha pelo lugar.
A cerimônia também contou com a participação de Leila Gusmão, vice-prefeita e secretária de saúde de Serrana, e Léo Capitell