Escola Superior do Instituto Butantan oferece curso online aberto e gratuito sobre dengue; veja como participar
Destinado a estudantes e graduados de diferentes áreas, além de profissionais da saúde, o curso aborda a transmissão, diagnóstico e prevenção da doença
Publicado em:
04/10/2024
A Escola Superior do Instituto Butantan (ESIB) disponibiliza, a partir desta sexta (4/10), o curso online e gratuito Dengue, do mosquito ao diagnóstico. Aberto para todos os interessados, é voltado especialmente a estudantes e graduados com interesse no tema e profissionais da saúde. O curso aborda desde as principais características do mosquito transmissor da dengue, particularidades sobre o vírus, sua replicação e o impacto negativo causado no organismo humano, até as formas de prevenção e diagnóstico da doença.
“Essa é uma grande oportunidade que o Butantan oferece ao público, por meio da ESIB, de forma gratuita e a distância. Esse curso é ministrado por especialistas do nosso Instituto, que realizam pesquisas sobre o mosquito, sobre o desenvolvimento de novas estratégias de combate à dengue e sobre os estudos clínicos que o Butantan vem realizando nos últimos anos”, afirma o diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás.
Os professores são o pesquisador científico do Laboratório de Parasitologia Lincoln Suesdek, que fala especificamente sobre os mosquitos transmissores da dengue, Aedes aegypti e Aedes albopictus; o diretor do Laboratório Multipropósito, Renato Astray, que explica sobre os quatro sorotipos do vírus da dengue; e o diretor médico de Desenvolvimento Clínico, José Moreira, que aborda o diagnóstico da doença e formas de prevenção.
Oferecido em ambiente virtual de aprendizagem, o curso pode ser acessado pela plataforma Moodle ESIB e conta com 13 aulas divididas em três eixos temáticos principais – mosquito, vírus e doença –, com duração total de 20 horas. Os participantes que alcançarem mais de 75% de aproveitamento nas avaliações receberão certificação diretamente pela plataforma. A expectativa é que o curso online fique disponível por tempo indeterminado.
“Sabemos que a prevenção da dengue depende do engajamento de toda a sociedade. Por isso, o Butantan quer ampliar para o maior número de pessoas a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre essa doença e sobre os mosquitos transmissores”, destacou o vice-diretor do Instituto e diretor do Centro de Ensino, Rui Curi.
A divulgação do conteúdo do curso chega em uma época que antecede as tradicionais campanhas de prevenção ao mosquito da dengue – afinal, é no verão que o inseto se reproduz em reservatórios de água limpa parada. De acordo com o Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, de janeiro a outubro de 2024, foram registradas 5.486 mortes causadas por dengue em todo o país e mais de 6,5 milhões de casos prováveis.
Reportagem: Marlene Franco
Foto: CDC/James Gathany
MAIS NOTÍCIAS
Instituto Butantan avança em ensaio clínico da vacina contra dengue para idosos e mantém seleção de voluntários no Sul do país
Tire dúvidas sobre a interrupção temporária da vacinação contra dengue com a Butantan-DV
Comunicado sobre a vacina contra a dengue
Grávidas, puérperas e lactantes podem tomar a vacina contra dengue do Instituto Butantan?
Posso tomar a vacina da dengue do Instituto Butantan mesmo se já tive dengue?
dengue
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes em nossos sites para melhorar o desenvolvimento de conteúdo
interessante para nossos visitantes. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.