Projeto do plano diretor prevê o plantio de 9.000 árvores nativas
Publicado em:
24/04/2025
O Instituto Butantan informa que trata-se de projetos de longo prazo, cujos impactos ocorrerão no decorrer de 20 anos, sempre com compensações antecipadas e com resultado final positivo para o ecossistema. Esses projetos estão contemplados no Plano Diretor do complexo.
Dentro desse processo inteiro, de décadas, o projeto prevê o manejo arbóreo que inclui o plantio de mais de 9.000 novas árvores de espécies nativas dentro da própria área do Butantan, superando, portanto, em quantidade e também em qualidade ambiental as árvores que eventualmente serão suprimidas.
- Está previsto, sempre, o plantio, dentro da área do Butantan, de árvores em número superior ao que será eventualmente retirado em qualquer um dos projetos. Ou seja, ao final, o Butantan terá maior quantidade de árvores do que possui hoje em dia;
- Aproximadamente 60% das árvores que eventualmente serão suprimidas são de espécies invasoras. Tais espécies levam à destruição da Mata Atlântica nativa, degradando completamente a vegetação original, com perda de diversidade e afastando a fauna. Desta forma, essa compensação visa enriquecer a Mata Atlântica, pois todas as espécies de árvores invasoras retiradas serão substituídas por espécies nativas;
- O Instituto Butantan tem papel central na produção de vacinas, soros e pesquisa científica no cenário nacional. Os projetos visam fortalecer a infraestrutura para que o Butantan possa ampliar sua produção de vacinas, soros e medicamentos e seus centros de pesquisa, para que possa seguir contribuindo com a saúde da população brasileira. Entre os projetos, estão a ampliação da capacidade produtiva de soros, melhoria de produção da vacina Influenza, estabelecimento de produção local das vacinas de HPV, raiva, hepatites virais, DTPa, além das novas vacinas de dengue e chikungunya. Ademais, contempla a produção de anticorpos contra doenças inflamatórias e câncer.
Por fim, o Instituto Butantan reitera que todo e qualquer manejo arbóreo realizado em suas dependências ocorre apenas após emissão das devidas licenças e autorizações legais dos órgãos competentes e em conformidade com a legislação vigente, mediante compensação a partir do replantio de outros exemplares arbóreos.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes em nossos sites para melhorar o desenvolvimento de conteúdo
interessante para nossos visitantes. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.