Portal do Butantan

Você no Butantan: Denise Maria Candido


Publicado em: 04/10/2019

A convidada desta edição do Você no Butantan é especialista em identificar escorpiões. A bióloga Denise Maria Candido, 54, começou a trabalhar no IB nos anos 80, como estagiária voluntária, ainda no terceiro ano da faculdade. Hoje já acumula 33 anos de experiência.

Em conversa com o Butantan Notícias, ela falou um pouco sobre seu amor pelos animais, sobre seu hobby de colorir mandalas e sobre a experiência de ter sofrido uma picada de escorpião em 2017. Confira a entrevista! 

Butantan Notícias – Há quanto tempo você trabalha no Butantan?

Denise Maria Candido – Eu entrei no IB em 1986, estava no terceiro ano da faculdade. Procurei o Butantan para fazer estágio voluntário e descobrir qual caminho da biologia eu gostaria de seguir. Entrei direto no Laboratório de Artrópodes e há 33 anos trabalho com os escorpiões.

 

BN – E a partir daí, como foi sua trajetória no Butantan?

Denise - Eu fiz dois anos de estágio voluntário até me formar em 88. Em 89, fiz o Pap (Programa de Aprimoramento Profissional), que na época era Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo). Logo em seguida, demos início aos projetos de criação de escorpião. Em 1993, eu fiz um curso para assistente técnico de laboratório, foi quando entrei na área e não sai mais. Desde então, trabalho com os escorpiões. No meu estágio, eu já fazia a identificação e criação dos escorpiões. A extração de veneno, eu passei a fazer anos depois, mas já sabia como criá-los.