Um projeto encabeçado pelo Núcleo de Arquitetura e Urbanismo, da Divisão de Infraestrutura, promoveu o restauro de 73 janelas, 26 gateiras (aberturas gradeadas) e seis portas da Biblioteca do Instituto Butantan. O prédio, que funciona como uma espécie de “cartão postal” do Instituto, foi inaugurado em 1914, com estilo eclético e com elementos de influência do estilo decorativo art nouveau europeu. Sendo a maioria das esquadrias originais da época de sua construção.
O Butantan foi tombado em 1981 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e em 1991 pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo. Conhecido antigamente como “Edifício Principal”, o prédio da Biblioteca aparece na lista do Condephaat de edificações históricas de grande relevância para a história da instituição.
"Toda e qualquer tipo de intervenção em bem tombado, inclusive em seu entorno, deve passar por aprovação dos Conselhos de Preservação aos quais estão vinculados por resolução de tombamento.Os procedimentos de conservação e restauro envolvem o respeito à história do bem tombado", disse Carol