agendamento de grupos

 

 Editor de Conteúdo ‭[3]‬

 
​​
 

 Editor de Conteúdo ‭[2]‬

 

procedimentos de agendamento

Antes de fazer o agendamento, consulte nossa agenda de visitas e verifique os dias e horários disponíveis. 

Para realizar seu agendamento, faça o cadastro da sua escola ou grupo  aqui.
Atenção: o cadastro não efetiva o agendamento de seu grupo. É necessário realizá-lo pelo telefone junto a um atendente.

Após preencher o cadastro online, efetive o agendamento pelo telefone (11) 2627-9536. Você poderá escolher entre agendar a visita aos três museus do parque ou ao museu Emílio Ribas. 


Para melhor aproveitamento da ação educativa, é importante informar, no momento do agendamento, se há no grupo indivíduos com deficiências e de que tipo.


O cancelamento da visita deve ser comunicado imediatamente ao setor de agendamento por telefone e e-mail.
 

horário para agendamento: de segunda a sexta das 9h às 16h30.

A agenda do mês é liberada a partir do dia 15 (ou no primeiro dia útil subsequente) do mês anterior.


quem deve agendar 

O agendamento de grupos é necessário apenas para grupos organizados, como escolas, associações, grupos de escoteiros e outros, a partir de 15 pessoas.

Número máximo de visitantes por grupo: 45 pessoas (entre alunos e acompanhantes), com exceção dos grupos infantis (3 a 6 anos), que devem conter no máximo 25 pessoas.

Cada grupo de 20 alunos/participantes deverá ser acompanhado por, no mínimo, um responsável durante toda a visita.

Caso você esteja fazendo o agendamento de grupos por meio de uma agência de turismo, clique aqui para mais informações.
 

Se você faz parte de um grupo de pessoas que não é definido como organizado, favor conferir as orientações aqui.

 

Opções de visitas​


visitas integradas aos museus do parque


Visitas educativas regulares


Nas visitas regulares, além de uma apresentação geral sobre o Instituto no espaço da recepção, educadores dos museus abordam conteúdos específicos relacionados às exposições dos três museus localizados no parque: Museu Histórico,  exposição temporária do Museu Biológico e Museu de Microbiologia. A ordem de visitação aos museus é fixa, contínua e não poderá ser alterada. 


oferecimento: terça a sexta o dia todo e sábado no período da manhã (horários na agenda).

 

público-alvo: ensinos infantil, fundamental I, fundamental II e médio (outros tipos de grupos organizados podem ser agendados, desde que acordado com a equipe de agendamento).


duração: de terça a sexta 2h40; aos sábados 2h10​​


Visitas educativas com roteiro temático - temporariamente suspenso devido a reforma no Museu Biológico

 

Nessa atividade, a visita é orientada por um roteiro temático que integra as exposições dos Museus Histórico, Biológico e de Microbiologia. Relacionados com o currículo escolar e acompanhados por educadores, os roteiros tratam de temas da ciência de forma clara e interativa, e são destinados aos diversos públicos: Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Médio.  


oferecimentos: quarta no período da tarde (13h, 13h40 e 14h20) e sexta no período da manhã (9h, 9h40 e 10h20).


público-alvo: ensinos Infantil, Fundamental I, Fundamental II e Médio.


duração: 2h40


Mais informações sobre os roteiros  aqui.

procedimentos para o dia da visita integrada aos museus do parque

 

Pedimos que estas informações sejam transmitidas a todos os responsáveis e aos grupos de visitantes:


     Ao chegar no Instituto, o ônibus deverá seguir até a área de recepção, onde será recebido por uma equipe de orientadores de público. O responsável deverá entregar o Termo de Responsabilidade Associado ao Agendamento de Visitas impresso, assinado e carimbado pelo diretor da escola ou instituição.

     É importante que o grupo chegue ao Instituto 30 minutos antes do início da visita agendada para o procedimento de recepção e a retirada de ingressos.

     Lembramos que atrasos podem ocasionar a redução do tempo da visita, a perda da monitoria ou, eventualmente, o cancelamento da visita.

     Não possuímos guarda-volumes. Para maior conforto e segurança do grupo, bolsas, sacolas e mochilas devem ficar no ônibus.

     O deslocamento entre os museus se dá em espaço aberto. Assim, é recomendável que os alunos utilizem roupas e sapatos confortáveis, bonés, protetor solar e capas-de-chuva.

     Não é permitido consumir bebidas ou alimentos, inclusive chicletes e balas, dentro dos museus.

     O uso indevido do equipamento público e conduta inadequada serão penalizados conforme a lei em vigor.

     A responsabilidade pela conduta dos alunos ou visitantes nas dependências do Instituto Butantan é do professor ou responsável pelo grupo.

 

 visita a apenas um dos museus do parque

 

Nessa modalidade, a escola tem a oportunidade de realizar uma atividade mais curta e direcionada, visitando  apenas um dos museus localizados no parque: Museu Histórico ou Museu de Microbiologia. 


As visitas não integradas ao Museu Biológico estão temporariamente suspensas.​


oferecimento: de terça a sexta (horários na agenda).

 

público-alvo: todos os níveis de ensino e outros tipos de grupos organizados (desde que acordado com a equipe de agendamento).

 

duração: 30 minutos

 

procedimentos para o dia da visita a apenas um dos museus do parque

 

Pedimos que estas informações sejam transmitidas a todos os responsáveis e aos grupos de visitantes:


     Ao chegar no Instituto, o ônibus deverá seguir diretamente para a área de estacionamento próximo ao Museu de Microbiologia. Depois, um responsável deve se dirigir até a bilheteria para a retirada/compra de ingressos.

     Ao chegar no museu agendado, o responsável deverá entregar o Termo de Responsabilidade Associado ao Agendamento de Visitas impresso, assinado e carimbado pelo diretor da escola ou instituição.

     É importante que o grupo chegue no Instituto 30 minutos antes do início da visita agendada para o procedimento de recepção e a retirada de ingressos.

     Lembramos que atrasos podem ocasionar a redução do tempo da visita, a perda da monitoria ou, eventualmente, o cancelamento da visita.

     Não possuímos guarda-volumes. Para maior conforto e segurança do grupo, bolsas, sacolas e mochilas devem ficar no ônibus.

     Não é permitido consumir bebidas ou alimentos, inclusive chicletes e balas, dentro dos museus.

     O uso indevido do equipamento público e conduta inadequada serão penalizados conforme a lei em vigor.

     A responsabilidade pela conduta dos alunos ou visitantes nas dependências do Instituto Butantan é do professor ou responsável pelo grupo.

  

dicas para professores e responsáveis para melhor aproveitamento dos espaços visitados

 

Recomendamos que o professor ou responsável faça uma visita prévia ao(s) museu(s) em que será feita a atividade, ou se informe sobre as exposições antes da visita com os alunos. Assim, será possível planejar a melhor forma de inserir a saída no planejamento pedagógico da disciplina, relacionando o conteúdo das exposições com os assuntos tratados em sala de aula.

Além disso, informar antecipadamente o roteiro e o conteúdo da visita para os alunos estimula o seu interesse, fazendo com que fiquem mais atentos aos temas tratados.

Evite solicitar aos alunos que façam muitas anotações durante o percurso da visita educativa. Além de comprometer o tempo destinado à visita, elas dispersam a atenção dedicada às exposições e das ações educativas aqui propostas.

Proponha ou discuta com eles sobre as melhores formas de registro das informações, como pequenas anotações, desenhos, fotografias ou, ainda, anotações após a visita. Na volta à sala de aula, procure retomar os assuntos tratados durante a visita buscando esclarecer possíveis dúvidas ou aprofundar os conteúdos mais interessantes para o grupo.

Obs.: lembramos que o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas passa por uma grande reforma nas áreas técnicas de guarda e tratamento dos acervos, adequando-as para a melhor preservação do local. Durante o período, o local ficará fechado para visitação.​

 

 Editor de Conteúdo ‭[1]‬