soros

 

 Editor de Conteúdo ‭[1]‬

 
Os soros hiperimunes heterólogos são medicamentos que contém anticorpos produzidos por animais imunizados, utilizados para o tratamento de intoxicações causadas por venenos de animais, toxinas ou infecções por vírus.

Ao longo de mais de cem anos, as demandas sociais para o tratamento de envenenamentos por animais peçonhentos vêm sendo atendidas pelo Instituto Butantan com a produção dos soros específicos, que são distribuídos para todo o país.

O Instituto Butantan produz 13 tipos de soros em um sistema produtivo que se tornou referência nacional e internacional. Para um produto de qualidade, todo o processo é realizado em um sistema fechado, semi-automatizado e com capacidade de produção de até um milhão de ampolas de soro por ano.

O processo de produção inicia-se com a imunização de cavalos com antígenos específicos preparados com os venenos de serpentes, aranhas, escorpiões e lagartas para produção dos soros hiperimunes, toxinas e anatoxinas bacterianas para produção dos soros antitóxicos ou ainda vírus inativado da raiva para a produção do soro antiviral específico. Para tal atividade, o Butantan mantém cerca de 800 cavalos, distribuídos entre a Fazenda São Joaquim, de propriedade do Instituto, e outros fornecedores. Os animais passam por rigoroso acompanhamento médico-veterinário de forma a garantir o bem estar animal e a máxima qualidade dos produtos intermediários e finais. Para a produção dos soros, o plasma obtido pelas sangrias dos cavalos é submetido à uma sequência de processos físicos e químicos para a purificação das imunoglobulinas, com emprego de rigorosos testes de qualidade em diversas fases da produção e para a liberação de cada lote produzido. O processo de produção dos soros hiperimunes de cavalo do Instituto Butantan é o único no mundo que foi validado experimentalmente como um processo seguro na eliminação de diversos tipos de vírus durante o fracionamento do plasma, resultando em produto final livre de vírus.

 

 Editor de Conteúdo ‭[2]‬

 
​​
Produção de soros
​​