Você no Butantan: Hosana Santos Evangelista

Nesta edição do Você no Butantan a colaboradora convidada é a analista de sistemas Hosana Santos Evangelista, 25, colaboradora do IB há sete anos. Amante de música, Hosana contou ao Butantan Notícias que já fez parte de uma banda de rap, que adora música gospel e é fã de cantoras da black music atual, como Beyoncé e Rihanna. Além disso, Hosana compartilhou um dos seus maiores sonhos com o Butantan Notícias: o de fazer um intercâmbio na Austrália. Confira a entrevista!

Butantan Notícias – Conte um pouco sobre sua trajetória acadêmica e profissional.

Hosana Santos Evangelista – Após o Ensino Médio, eu fiz um curso técnico de informática. Lá eu imaginava que ia aprender coisas sobre computadores, sites, não sobre sistemas e programação. Do Ensino Técnico, eu já fui para a faculdade. No início, fiquei meio indecisa entre Fisioterapia ou Sistema de Informação (TI), mas acabei seguindo com o que eu já estava aprendendo no Curso Técnico, que é TI e eu amo! Cheguei a pensar que ia trabalhar com jogos digitais. Não rolou, mas amo o que faço. Meu primeiro e único trabalho como TI está acontecendo aqui no Butantan. 

BN - E aqui no Butantan como foi sua chegada?

Hosana - Antes, eu havia trabalhado por quatro meses como digitadora em uma empresa de Cotia, onde eu moro, e aí, em 2012 apareceu uma vaga para terceirizados aqui no IB, como digitador, e eu vim pra cá. Trabalhei por seis meses e depois o Butantan me efetivou como auxiliar administrativo no Laboratório da Hepatite. Lá eu fiquei na recepção, ajudando a controlar documentos e a inseri-los em um sistema. E foi por causa do contato com esse sistema que eu acabei vindo para a TI em 2013. O pessoal precisava de alguém que soubesse um pouco mais sobre o esse sistema que controla as documentações do Butantan e daí eu vim. Como eu estava fazendo faculdade ainda, estava no meu segundo ano, vim para estagiar aqui e para cuidar do sistema.

BN - E como é a sua rotina no Butantan?

Hosana - Nós trabalhamos com análise de sistemas, atendemos aos chamados relacionados aos sistemas que já temos, aos que são desenvolvidos aqui por nossos programadores internos e também dos sistemas que são adquiridos de fornecedores externos. Temos realizado reuniões diárias para conseguir atender um grande projeto que está por vir também. O dia a dia, em si, é bem corrido, nós atendemos a empresa toda, o nosso telefone não para.

BN - O que você gosta de fazer nas horas vagas?

Hosana - Eu gosto muito de ir à igreja aos finais de semana e até durante a semana, apesar de ficar muito corrido. Gosto de cantar, fazer aula de canto. Gosto de praticar atividade física também, correr, porém faço isso uma vez por mês (risos).

BN - Temos uma cantora por aqui, então? O que você gosta de cantar?

Hosana - Ah, eu já cantei em um grupo de rap, que chegou até a gravar um CD, lançou vídeo no youtube. Nós fazíamos até shows e já gravamos em um canal de televisão também.

BN - Quais são os tipos de música mais tocados em sua playlist?

Hosana - Eu gosto bastante de rap, um pouquinho de reggae, gosto muito de música gospel, black music, então escuto também Beyoncé e Rihanna. Sou bem eclética.

BN – Quais são os seus planos para o futuro?

Hosana – Eu quero me especializar mais na área de TI, de sistemas, de processos e fazer uma pós, quem sabe. Também quero muito fazer um intercâmbio para Austrália, é um grande sonho meu.

BN - O que o Butantan representa para você?

Hosana - Bom, eu me encontrei como profissional no Butantan. Foi aqui que descobri o que gosto e o que não gosto de fazer. Já tive oportunidade de trabalhar em áreas diferentes e também sou brigadista. Além disso, já são sete anos trabalhando aqui, acabei fazendo grandes amigos. Eu adoro trabalhar no IB.

(por Fernanda Ribeiro)