Na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Butantan tem programação especial com visitas de estudantes a laboratórios e atividades para o público em geral

Com início na última segunda-feira (21), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Instituto Butantan está repleta de atrações nesta edição. Até o próximo domingo (27) são pelo menos nove atividades gratuitas para os colaboradores, visitantes e estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas convidadas aprenderem Ciência e se divertirem na instituição. Nesta edição, as atividades da SNCT são realizadas pela Escola Superior do Instituto Butantan (ESIB).O Butantan participa da SNCT desde 2008, mas só neste ano foi contemplado em um edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e conseguiu uma verba para o transporte de alunos de oito escolas da Grande São Paulo, sete delas públicas, para realizar visitas e atividades de experimentação científica em 12 dos laboratórios do Instituto. “Essa verba do CNPq foi muito importante porque a questão do transporte dos alunos é a maior dificuldade especialmente para as escolas públicas participarem das nossas atividades. Outra novidade nesta edição é que, diferente dos outros anos, além da visita, os alunos poderão realizar atividades em alguns destes laboratórios para vivenciar o trabalho que é realizado neles”, explica Ester Ely, analista de materiais educativos da ESIB, que também participa da organização da SNCT no Butantan.

Ontem foi o primeiro dia da programação, com palestras sobre “Acidentes com Animais Peçonhentos” e sobre “Soros Antivenenos”, que foram realizadas na Casa Afrânio do Amaral. Nos próximos dias, serão realizadas ainda duas sessões da “Oficina de Ilustração Científica”, técnica muito importante na Biologia para ressaltar os detalhes necessários em uma estrutura e que não são visíveis. Elas acontecem na quarta (23) e na sexta (25) e o interesse foi tão grande que as vagas para participar já foram preenchidas.
Mas não para por aí! Durante o fim de semana, colaboradores e visitantes poderão aprender e se divertir nas atrações “Desvendando a Ciência”, na qual descobrirão a importância do estudo de animais peçonhentos e seus venenos; “Vacina contra a gripe é com o Instituto Butantan”, onde irão conhecer o processo de controle de qualidade dos ovos e como eles são usados na fabricação da vacina contra a gripe; as estações “Microscópio” e “Brincar”, onde poderão ver leucócitos (células do sistema imunológico) de perto, além de participar de jogos de tabuleiros, desenhar e pintar; e a exposição “20 anos da transferência de tecnologia da vacina contra a gripe”, que conta a história da parceria do Instituto Butantan e da farmacêutica Sanofi Pasteur que foi muito importante para a saúde pública. A programação completa com locais e horários das atividades está disponível aqui.
A SNCT deste ano é dos primeiros projetos realizados pela ESIB desde a sua criação, em dezembro do ano passado, sob a coordenação da Diretora da Divisão de Desenvolvimento Científico, Sandra Coccuzzo. “O IB sempre teve um papel preponderante na formação científica e na sua divulgação, recebendo alunos, desde o ensino fundamental, até profissionais que aprimoram seus conhecimentos em nível de pós-graduação e pós-doutorado. Essa semana é uma celebração do trabalho que realizamos todos os dias pela Ciência, pela Educação e pela Divulgação Científica”, afirmou Sandra.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi estabelecida em 2004 e é realizada em todo o país no mês de outubro, sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Nesta 16ª edição, o MCTIC ampliou o programa para que outubro se torne o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
A iniciativa tem o objetivo de aproximar a Ciência e a Tecnologia da população, por meio de eventos que congregam instituições de todo o país em torno de atividades de divulgação científica e conta com a colaboração de vários setores da sociedade.

 

(por Luana Paiva)