Instituto Butantan promove lançamento do livro infanto juvenil “Jararaca sim, com muito orgulho!”
No próximo dia 21 de novembro, o Instituto Butantan promove o lançamento do livro infantil “Jararaca sim, com muito orgulho!”. O evento acontece na biblioteca do Butantan e conta com a presença dos autores Otávio Marques, pesquisador do Laboratório de Ecologia e Evolução, Jussara Goyano, jornalista, e Fernando Bastos, responsável pelas ilustrações.

A obra é uma publicação da agência Ponto A, voltada para o público infanto-juvenil, de 8 a 14 anos de idade, e aborda a divertida história de uma jararaca que tenta descobrir a qual espécie pertence. Nessa busca, a serpente embarca em uma viagem para a Ilha da Queimada Grande, conhecida como Ilha das Cobras, no litoral de São Paulo, e descobre as diferenças e semelhanças entre os gêneros da sua espécie.

A narrativa tem como objetivo apresentar conceitos de evolução e ecologia através das serpentes, como a origem das espécies, adaptação e seleção natural, além de discutir biodiversidade e conservação.

O lançamento acontece a partir das 10h e contará com uma edição especial da atividade “Mão na cobra”, ao lado do Serpentário. As serpentes mais comuns da cidade de São Paulo estarão expostas e os pesquisadores irão fornecer informações sobre elas, com destaque para a personagem tema do livro.

Um vídeo sobre a biologia das jararacas será exibido na biblioteca e os visitantes poderão conferir ainda a exposição em comemoração aos 150 anos de Vital Brazil e aos 70 anos do Hospital Vital Brazil, que apresentam itens do acervo do Butantan relacionados ao trabalho do cientista.

No dia 4 de dezembro, o livro será lançado na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi. O evento também contará com a presença dos autores e atividades especiais.

A publicação “Jararaca sim, com muito orgulho!” tem patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp e apoio do Instituto Butantan. Após o lançamento oficial, o livro será comercializado inicialmente pelo site: www.jararacacomorgulho.com e na loja do Museu Biológico do Butantan. O Instituto fica na Avenida Vital Brasil, 1.500, zona oeste da capital. Mais informações no site www.butantan.gov.br.​

Jararaquinha_capa.jpg