Instituto Butantan participa do 8º encontro com parceiros internacionais da WHO
Nos dias 17 e 18 de março, o Butantan participou do “8th Meeting with International Partners on Prospects for Influenza Vaccine Technology Transfer to Developing Country Vaccine Manufacturers” da World Health Organization (WHO).

O evento teve como objetivo abordar os planos mundiais para aumentar a capacidade produtiva e ajudar países em desenvolvimento na produção da vacina influenza e assuntos regulatórios. O Dr. Paulo Lee Ho, diretor da Divisão de Produção, o Dr. Alexander Precioso, diretor de Ensaios Clínicos e Farmacovigilância, a Dra. Cosue Miyaki, do Laboratório de Influenza, e o Prof. Dr. Isaías Raw representaram o Butantan no encontro.

“É de conhecimento internacional e da WHO que o Butantan é um ator importante na produção da vacina da influenza e, em caso de uma pandemia, terá um papel fundamental na resposta para o seu combate. Para o Butantan, é essencial manter um intercâmbio com toda a rede de produtores e pesquisadores da área e neste sentido, ser reconhecido é fundamental”, destaca o Dr. Paulo sobre a importância da participação do Instituto no evento.

A Dr. Cosue já esteve em cinco ​edições do encontro e ressalta o valor da reunião para a comunidade científica. “A cada ano estamos progredindo e podemos ver o esforço de todos os países participantes para atingir a meta”, pontua.

O But
antan atuou como instituição colaboradora na organização do evento no Brasil e como produtor da vacina da influenza.

“Para o Instituto Butantan, fazer parte deste grupo do WHO, BARDA e produtores de vacinas trabalhando de uma forma conjunta é muito significativo. O Butantan como produtor de vacinas contribui para que o Brasil esteja mais preparado para enfrentar uma eventual pandemia de influenza”, ressalta o Dr. Alexander Precioso.

Em 2014, a organização recebeu o Certificado de Boas Práticas de Fabricação da Anvisa para a área de formulação e envase da vacina da influenza trivalente. O Butantan já conta também com o Certificado de Transferência de Tecnologia da Sanofi Pasteur e o Certificado de Boas Práticas de Fabricação da Anvisa para a fábrica do imunobiológico, concedidos em 2012.

Atualmente, o Instituto Butantan está finalizando a produção da vacina da influenza para a campanha de 2015, planejada para atingir o quantitativo de 34 milhões de doses. ​​