Butantan recebe palestra sobre arquitetura e caminhada histórica
O Instituto Butantan, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde e um dos maiores centros de pesquisas biomédicas do mundo, recebe, no dia 19 de agosto, uma palestra sobre a arquitetura de suas edificações. Haverá também caminhada histórica. As atividades são gratuitas e fazem parte da “Jornada do Patrimônio 2017”, promovida pela prefeitura de São Paulo.

A palestra “A Arquitetura do Instituto Butantan” será dada pela professora da Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo (USP) Maria Lucia Bressan Pinheiro, às 9h30, no auditório do Museu Biológico. Serão apresentadas as características arquitetônicas dos vários edifícios que compõem o complexo do Instituto Butantan, relacionando-os à arquitetura paulista do mesmo período.

Já o roteiro “Caminhada Histórica no Instituto Butantan”, organizado pela equipe do Museu Histórico, será realizado nos dias 19 e 20 de agosto, às 10h30. O Instituto foi instalado no final do século XIX em uma antiga fazenda adquirida pelo Estado para produção de soros e vacinas contra peste bubônica.

Cocheira, laboratório, residência foram alguns dos usos das edificações que os visitantes vão conhecer nesta caminhada. As edificações datam aproximadamente de 1860 a 1945 e fazem parte do conjunto arquitetônico tombado pelo Condephaat, em 1981.

O Museu de Saúde Pública Emílio Ribas do Instituto Butantan também participa da Jornada do Patrimônio no sábado com o roteiro “Bom retiro: história, imigração e saúde”. Será abordada a história do Bom Retiro a partir dos temas saúde e imigração. O ponto de partida será a Estação da Luz (na saída da estação para a Pinacoteca) e a chegada será o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas, na Rua Tenente Pena, 100. A atividade começa às 10h.​

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail museuer.educadores@butantan.gov.br​

Serviço:
Palestra “A Arquitetura do Instituto Butantan”
19/08 (sábado)
Horário: 9h30
Não é necessária inscrição prévia
Local: Auditório do Museu Biológico - Av. Vital Brasil, 1500 – Butantã

Roteiro “Bom retiro: história, imigração e saúde”
19/08 (sábado)
Horário: 10h
Inscrição: pelo e-mail museuer.educadores@butantan.gov.br até 18/08
Local: Ponto de saída – Estação da Luz, na saída para a Pinacoteca Ponto de chegada – Museu de Saúde Pública Emílio Ribas, na rua Tenente Pena, 100)
Distância – 2.200 metros (a pé)

“Caminhada Histórica no Instituto Butantan”
19 (sábado) e 20 (domingo)
Horário: 10h30
Inscrições: 30 minutos antes da atividade
Ponto de saída: Bilheteria do Instituto Butantan Av. Vital Brasil, 1500 - Butantã

Sobre a Jornada do Patrimônio 2017
A Jornada do Patrimônio é um evento que busca sensibilizar a população paulistana para seu patrimônio. Também é um processo de construção em que seu órgão de proteção, o DPH, e a população trocam experiências para o alargamento desse campo do conhecimento.​