Butantan recebe exposição itinerante sobre o uso científico do Zebrafish
O Instituto Butantan, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde e um dos maiores centros de pesquisas biomédicas do mundo, recebe a partir do dia 20 de junho a exposição itinerante “Plataforma Zebrafish: a construção de uma rede”.

A exposição terá fotografias, material informativo e aquário para o público conhecer de perto o Zebrafish, conhecido como “peixe paulistinha”. A iniciativa visa difundir a utilização do animal como modelo de pesquisa científica para diversas áreas do conhecimento.

A coordenação é pesquisadora do Butantan Mônica Lopes-Ferreira, coordenadora de difusão do Centro de Pesquisa em Toxinas, Resposta-Imune e Sinalização Celular (CeTICS). O CeTICS faz parte de um programa da FAPESP.

“A proposta é mostrar como o Zebrafish pode contribuir com a ciência, em diferentes aplicações e tratamentos”, explica Mônica.

A Plataforma Zebrafish, do Instituto Butantan, é referência no manejo e criação do peixe e possui um criadouro com capacidade para 6 mil peixes adultos.

Por ser um animal de pequeno porte e com alta taxa reprodutiva, similar à dos mamíferos, o peixe pode substituir ou complementar os estudos nestes animais.

Com um desenvolvimento rápido, o ovo do Zebrafish evolui para larva em um período de 48 a 72 horas e aos três meses de vida já pode ser considerado adulto. Além disso, a transparência que os embriões apresentam em estágio de larva facilita a avaliação detalhada de estruturas e sistemas orgânicos.

A mostra acontece de 20 de junho a 30 de julho. Será gratuita e aberta ao público de terça a domingo, das 9h às 17h.

A exposição itinerante teve início em abril e já foi vista por mais de 2 mil pessoas. Já esteve no Instituto da Pesca de São Paulo e na Universidade de Santos Amaro (Unisa). No total, a mostra vai percorrer 21 instituições, que fazem parte da Rede Zebrafish.

Serviço “Plataforma Zebrafish: a construção de uma rede”
De 20 de junho até 30 de julho
Terça a domingo - das 9h às 17h
Entrada Gratuita
Instituto Butantan – Avenida Vital Brasil, 1500​