Butantan premia alunos aprovados na 28ª Olimpíada Internacional de Biologia
O Instituto Butantan, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde e um dos maiores centros de pesquisas biomédicas do mundo, premiou os quatros alunos aprovados na 28ª​ Olimpíada Internacional de Biologia (IBO, na sigla em inglês). A competição acontece no Reino Unido, teve início neste domingo e vai até 30 de julho.

Os alunos João Pedro da Cunha Tavares (CE), Laís Ribeiro Coca Parada (SP), Bruno Teixeira Gomes (CE), Emanuel Cintra Austregesilo Bezerra (CE) são os quatro primeiros colocados que vão representar o Brasil.

“São jovens muito dedicados, que desde o início se mostraram interessados e comprometidos. Estamos muito orgulhosos de ver toda a caminhada deles”, conta a pesquisadora do Butantan e coordenadora da Olimpíada Brasileira de Biologia, Sônia Andrade.

Selecionados entre cerca de 50 mil estudantes do Ensino Médio de todo o país, os alunos participaram de três fases da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB). Na última etapa, tiveram treinamento intensivo no Instituto Butantan, com atividades práticas que envolveram biologia molecular, biologia celular, microbiologia, química de proteínas e zoologia.

Em 2017, o Butantan coordenou pela primeira vez as três etapas da Olimpíada Brasileira de Biologia, com apoio do CNPq e da Fapesp. O Instituto participa da capacitação desde 2014 e, em 2016, foi o responsável pelo treinamento integral dos alunos, quando o Brasil conquistou sete medalhas nas competições internacionais.​