Avistar e RCA foram alguns dos eventos de destaque em 2018
O ano de 2018 foi marcado por muitos eventos no Butantan com especial destaque para o Avistar 2018, que era aberto ao público externo, e para a XX Reunião Científica Anual (RCA), que aconteceu no início de dezembro, reunindo pesquisadores.
Mais de cinco mil pessoas visitaram o IB durante a 13ª edição do Avistar Brasil, que aconteceu em maio de 2018. As 44 atividades multiculturais atraíram a comunidade que se interessou em se aproximar da natureza e da Ciência.
Desta vez, o evento promoveu também um encontro de youtubers chamado de “Conhecer”, que reuniu 140 influenciadores de ciências do Brasil e do mundo afim de discutir o uso de canais da internet para promover o conhecimento científico.
Estandes espalhados pelo gramado do heliponto expuseram objetos, livros, roupas e quadros ligados à prática de trilhar e à de observação de animais.

RCA
Já a Reunião Científica Anual aconteceu agora em dezembro, entre os dias 5 e 7, finalizando as atividades do Programa 100 Anos da Gripe Espanhola – Imagine o Mundo Sem Vacinas.
A reunião premiou 26 projetos e chamou a atenção pelos palestrantes renomados que trouxe e pelo clima de interação e união entre os pesquisadores do IB. O presidente da 20ª edição, o pesquisador Ricardo Palacios, disse que tentou empregar um pensamento de cunho também social por trás do tema vacina do evento e se disse satisfeito com o resultado final.
O tema da próxima RCA será “Ética em Pesquisa e Ensino” e terá Eliana Faquim de Lima Mauro como presidente e Paulo Henrique Nico Monteiro como vice-presidente.

(por Adriana Matiuzo)