Butantan leva pesquisas com animais em exposição itinerante

O Instituto Butantan, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde e um dos maiores centros de pesquisas biomédicas do mundo, leva ao público oito pesquisas com seres vivos que podem resultar em novas aplicações na área de saúde pública. Trata-se da exposição gratuita “CeTICS sobre rodas”, que acontece a partir do dia 20 de junho no Butantan.          

Cascavel, aranha marrom, lagarta de fogo, jararaca, o Tripanosoma cruzi, peixe niquim e zebrafish são objetos de pesquisas em desenvolvimento que o público vai conhecer. Os estudos podem resultar em novos produtos voltados à saúde, como anti-inflamatórios e pomadas. 

“A mostra é para difundir o conhecimento, de forma que o público conheça como esses estudos podem contribuir com a ciência”, explica a pesquisadora do Butantan Mônica Lopes-Ferreira, coordenadora de difusão do CeTICS. 

Os visitantes terão acesso a painéis informativos e no final do percurso haverá o cenário de um laboratório, com fotos e informações dos pesquisadores responsáveis. 

A exposição vai percorrer outros lugares do País e, por isso, foi desenvolvido em oito módulos móveis com rodas, para facilitar na montagem e transporte.          

As pesquisas são desenvolvidas no Instituto Butantan, no Centro de Pesquisa em Toxinas, Resposta-Imune e Sinalização Celular (CeTICS).  O CeTICS faz parte de um programa da FAPESP.     

Serviço 
CeTICS sobre rodas​
De 20 de junho até 30 de julho 
Terça a domingo - das 9h às 17h 
Entrada Gratuita 
Instituto Butantan – Av. Vital Brasil, 1500 - Butantã – São Paulo​