Butantan tem palestra, jogos e oficinas na Semana de Ciência e Tecnologia

Palestra, jogos educativos e oficinas fazem parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia no Instituto Butantan, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde e um dos maiores centros de pesquisas biomédicas do mundo. As atividades serão realizadas entre os dias 22 e 29 de outubro e são gratuitas. 

Jogos educativos vão apresentar de forma lúdica e criativa a matemática por trás dos estudos com o Zebrafish, peixe conhecido como paulistinha. A atividade “A Matemática no Zebrafish” começa no dia 22 de outubro e segue até 5 de novembro, das 9h às 16h, no Paiol do CDC (Centro de Difusão Científica).

No dia 24 de outubro o público poderá conhecer o que é passarinhar na “Oficina de Observação de Aves”. Haverá explicação sobre aves e será oferecida uma saída de campo pelo parque do Instituto Butantan. Durante a parte prática, os participantes terão a chance de vivenciar o que foi aprendido na teoria e observar entre 30 e 50 espécies de aves em seu ambiente natural. O ponto de encontro é às 14h, em frente ao Museu Biológico. 

Na atividade “Ciência divertida no Butantan: jogos e conversas com pesquisadores” serão apresentados temas de pesquisa nas áreas de matemática, toxinologia, ecologia, entomologia entre outros, por meio de jogos e de exposições diversas. A atividade será no dia 28 de outubro, das 10h às 15h, no gramado do heliponto.

A palestra “Animais exóticos: um problema ambiental e social" vai mostrar exemplos de organismos exóticos, discutir o assunto e alertar para os possíveis riscos da introdução desses indivíduos nos ambientes. O evento será no dia 28 de outubro, das 10h às 11h15, no auditório do Museu Biológico. 

Já no dia 29 de outubro acontece a “1ª Saída Fotográfica do Fotoclube de Natureza do Instituto Butantan”, das 10h às 12h. Será realizado um passeio pelo parque para fotografar seres vivos, conduzido por fotógrafos e biólogos do Butantan. Depois, haverá troca de experiências sobre as espécies registradas. A atividade é gratuita e qualquer equipamento pode ser utilizado, inclusive a câmera do celular. O ponto de encontro será em frente ao Museu Biológico. 

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC), em colaboração com secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

Já a Semana Municipal é organizada pelo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) e presidido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE) de São Paulo.
Confira programação completa da semana nacional e municipal aqui​.   

Serviço: 
A Matemática no Zebrafish 
Público-alvo: livre 
Data: 22 de outubro a 5 de novembro 
Horário: 9h às 16h 
Local: Paiol do Centro de Difusão Científica   

Oficina de observação de aves 
Público-alvo: livre  
Data: 24 de outubro 
Horário: 14h às 18h 
Local: Encontro em frente ao Museu Biológico 
*Em caso de chuva, a atividade prática poderá ser cancelada 
*Os participantes devem vestir calças compridas e sapatos confortáveis   

Ciência divertida no Butantan: jogos e conversas com pesquisadores 
Público-alvo: livre 
Data: 28 de outubro 
Horário: 10h às 15h 
Local: Gramado do Heliporto   

Palestra: "Animais exóticos: um problema ambiental e social"
Público-alvo: livre 
Data: 28 de outubro 
Horário: 10h às 11h15 
Local: Auditório do Museu Biológico   

1o Saída fotográfica do Fotoclube de Natureza do Instituto Butantan 
Público-alvo: livre 
Data: 29 de outubro 
Horário: 10h às 12h
Local: Em frente ao Museu Biológico 
*Em caso de chuva, a atividade poderá ser cancelada.
*Os participantes devem trajar calças compridas e sapatos confortáveis.​​​​​
aqui