Butantan promove 14ª Olimpíada Brasileira de Biologia

Em 2018, o Instituto Butantan, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde e um dos maiores centros de pesquisas biomédicas do mundo, realiza a 14ª Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB). 

A competição ocorre em três fases e envolve milhares de estudantes do ensino médio do país. As duas primeiras etapas são nacionais e consistem em provas contextualizadas que apresentam temas atuais da biologia. Quinze alunos que passarem por estas fases participarão de uma capacitação intensiva em laboratórios no Butantan, realizando práticas de biologia molecular, biologia celular, botânica e zoologia. 

A capacitação é preparada com base em provas anteriores das competições internacionais e em assuntos que despertam o interesse pela Ciência, atualidades, e o desenvolvimento científico e tecnológico. Os alunos também realizam simulações de procedimentos de extrema importância para a Ciência, como o processo de desenvolvimento de uma vacina”, explica Sonia Aparecida de Andrade, pesquisadora do Butantan e coordenadora da OBB. 

Após a capacitação, oito jovens serão selecionados. Os quatro primeiros colocados irão para a 29ª Olimpíada Internacional de Biologia (IBO, na sigla em inglês), no Irã, em julho; e os quatro seguintes (quinta a oitava colocação) participarão da 12ª Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB), com países latino-americanos, no Equador, no mês de setembro. 

Em 2017 o Brasil conquistou medalha de prata na 28ª Olímpiada Internacional de Biologia e medalha de ouro na 11ª Olimpíada Ibero-americana de Biologia. 

Em 2018, a OBB será coordenada pelo Butantan, com apoio do CNPq e da Fapesp. 

As inscrições já começaram e vão até 16 de fevereiro de 2018. Acesse www.olimpiadasdebiologia.butantan.gov.br.​​