Butantan conquista 1° lugar na categoria proteção química do prêmio da DuPont de Saúde e Segurança do Trabalhador 2018

O Instituto Butantan recebeu na última terça (6), o Prêmio DuPont de Segurança e Saúde do Trabalhador 2018, que teve mais de 100 empresas e instituições inscritas de todo o Brasil. O projeto do IB ficou em 1º lugar na categoria Proteção Químic​a Voltada a Colaboradores. 

O projeto premiado diz respeito à adoção de macacões descartáveis para os colaboradores das fábricas, que foi promovida pela equipe da área industrial, com o apoio da Segurança do Trabalho e Meio Ambiente (SMA). Essa mudança tornou o processo de produção mais seguro para os colaboradores. Antes as equipes usavam vestimentas laváveis que se desgastavam com o tempo, não garantindo a efetiva proteção.  

“Os profissionais das fábricas trabalhavam com roupas de tecidos laváveis, que com o tempo se desgastam e se tornam menos seguras, então para uma boa prática, foi implementado uma vestimenta de uso único”, explica a Engenheira Ambiental e responsável operacional do projeto de sustentabilidade Aline Barbosa. 

O projeto também se desdobrou na implementação de uma solução sustentável para minimizar o impacto ambiental da geração de resíduos, por meio da logística reversa das vestimentas descartáveis. A ideia é que todas as vestimentas descartadas e não contaminadas, possam ser destinadas para o processo de reciclagem, reduzindo a 
geração de resíduo.
Vanessa Vilches, gerente de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente do IB, com o prêmio da DuPont
Esse projeto é inovador e único no Brasil, e será utilizado como metodologia para ser aplicada em outras plantas industriais e laboratórios que utilizam a mesma vestimenta descartável.​

Para a engenheira ambiental de segurança e do trabalho, Vanessa Vilches, que é gerente de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente do IB e que idealizou e coordenou a implantação do projeto de sustentabilidade, o prêmio foi uma forma de reconhecimento e que traz visibilidade ao trabalho realizado no IB, além de reforçar a notável capacidade e engajamento das equipes envolvidas. "Para mim foi um prazer contribuir com esse projeto, pois além de ser uma realização profissional também proporciona visibilidade para a instituição e para as equipes envolvidas. Poder contribuir na área de segurança do trabalho e meio ambiente em uma instituição como o Butantan é desafiador e motivador, e agradeço a todos que apoiaram desde a Diretoria até os colaboradores das áreas na operação do referido projeto”, diz Vanessa.

Prêmio
O IB recebeu uma viagem aos Estados Unidos para que dois representantes da instituição participem do National Safety Council, que é a maior feira norte-americana de Segurança e Saúde do Trabalhador. Os representantes do instituto também poderão fazer uma visita à sede da DuPont. 

A DuPont é uma empresa norte-americana com leque variado de produtos na área da ciência e que é líder mundial na produção de utensílios para segurança industrial. 


(por Fernanda Ribeiro)