Butantan anuncia os oitos estudantes aprovados na Olimpíada Brasileira de Biologia

 O Instituto Butantan, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde e um dos maiores centros de pesquisas biomédicas do mundo, divulga a lista dos oito alunos aprovados na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB). Selecionados entre cerca de 50 mil estudantes do Ensino Médio de todo o país, eles participarão de duas competições internacionais fora do País.          

Os quatro primeiros colocados foram João Pedro da Cunha Tavares (CE), Laís Ribeiro Coca Parada (SP), Bruno Teixeira Gomes (CE), Emanuel Cintra Austregesilo Bezerra (CE). Eles irão para a 28ª Olimpíada Internacional de Biologia (IBO, na sigla em inglês), na Inglaterra, em julho.   

 Já os alunos que ficaram da quinta a oitava posição foram: Lucca Paolo Hsu Helmich (PR), Lucas Gonçalves de Oliveira (GO), Henrique Barata (PA) e Olavo Borges Franco (ES). Esses estudantes participarão da 11ª Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB), com países latino-americanos, em Portugal, no mês de setembro. 

A OBB começou em abril e contou com três fases. Na última etapa, 15 estudantes selecionados realizaram treinamento intensivo no Instituto Butantan. As atividades práticas envolveram biologia molecular, biologia celular, microbiologia, química de proteínas e zoologia.

Em 2017, o Butantan coordenou pela primeira vez as três etapas da Olimpíada Brasileira de Biologia, com apoio do CNPq e da Fapesp.  O Instituto participa da capacitação desde 2014 e, em 2016, foi o responsável pelo treinamento integral dos alunos, quando o Brasil conquistou sete medalhas nas competições internacionais.​