Acesso ao Webmail do Instituto Butantan

OUVIDORIA

Ouvidoria

Fale com nossa Ouvidoria e esclare√ßa suas d√ļvidas.

Saiba mais sobre Ouvidoria


RECEPÇÃO DE ANIMAIS

Ouvidoria

Saiba mais sobre Ouvidoria

HOSPITAL VITAL BRAZIL

Hospital Vital Brasil

Especializado no tratamento de acidentes por animais peçonhentos.

Saiba mais sobre Hospital Vital Brasil


FARMACOVIGIL√āNCIA e SAC

Farmacovigil√Ęncia


Farmacovigil√Ęncia

PRIMEIROS SOCORROS

Primeiros Socorros

Saiba mais sobre Primeiros Socorros

IMPRENSA

Imprensa

Saiba mais sobre Comunicação Social

QUEM SOMOS

Vinculado √† Secretaria de Estado da Sa√ļde de S√£o Paulo, o Instituto Butantan √© um dos maiores centros de pesquisa biom√©dica do mundo, respons√°vel por 51 % de vacinas e 56% de soros para uso profil√°tico e curativo do pa√≠s.

ImagemO Instituto desenvolve estudos e pesquisas relacionadas, direta ou indiretamente, com a sa√ļde p√ļblica nas √°reas de Biologia, Biomedicina, Farmacologia e Biotecnologia. Realiza tamb√©m miss√Ķes cient√≠ficas no pa√≠s e no exterior atrav√©s da Organiza√ß√£o Mundial e Panamericana da Sa√ļde, Unicef e ONU.

Além da contribuição médica e científica, o Butantan também promove atividades relacionadas à educação, como curso de pós - graduação, cursos técnicos, estágios de aperfeiçoamento, eventos e palestras acadêmicas.

A Instituição, localizada na zona oeste de são Paulo, possui ainda um belíssimo parque com cerca de 80 hectares, onde mais de 60% dessa dimensão são de área verde. Seu parque recebe mais de 300 mil pessoas por ano, atraídas pela imagem centenária de qualidade e por seus museus, o Biológico, o Histórico e o de Microbiologia.

NOSSA HIST√ďRIA

Um surto de peste bub√īnica que se propagava no porto de Santos em 1899, levou o governo a adquirir a Fazenda Butantan para instalar um laborat√≥rio de produ√ß√£o de soro antipestoso, vinculado ao Instituto Bacteriol√≥gico (atual Adolpho Lutz). Esse laborat√≥rio foi reconhecido como institui√ß√£o aut√īnoma em fevereiro de 1901, sob a denomina√ß√£o de Instituto Serumther√°pico, sendo designado para primeiro diretor, Vital Brazil Mineiro da Campanha, m√©dico voltado para problemas de sa√ļde p√ļblica.

Graças ao idealismo de Vital Brazil, que além da produção de soros e vacinas também se preocupava em desenvolver pesquisas, o Instituto tornou-se internacionalmente reconhecido.

Em 1914 foi inaugurado o pr√©dio principal, com as condi√ß√Ķes necess√°rias para abrigar os laborat√≥rios, em torno dos quais cresceu uma institui√ß√£o que combina pesquisa e produ√ß√£o.

ESTRAT√ČGIA CORPORATIVA

Miss√£o
"Desenvolver pesquisas e produtos que contribuam para o acesso a sa√ļde, compartilhando conhecimento com a sociedade‚ÄĚ.

Vis√£o
Ser a maior institui√ß√£o da Am√©rica Latina em desenvolvimento de produtos e oferta de servi√ßos relacionados √† sa√ļde p√ļblica.
Para isso, conta com:
‚ÄĘ Profissionais renomados;
‚ÄĘ Servi√ßos que contribuem para o atendimento √† sa√ļde e difus√£o cient√≠fica;
‚ÄĘ Produtos competitivos que atendam as expectativas de qualidade e com custo adequado.

Valores
‚ÄĘ Compromisso com a sociedade
‚ÄĘ Valoriza√ß√£o dos recursos humanos
‚ÄĘ Primazia pela qualidade
‚ÄĘ Preserva√ß√£o do meio ambiente
‚ÄĘ Participa√ß√£o da comunidade
‚ÄĘ Busca constante por inova√ß√£o
‚ÄĘ Respeito √† diversidade cultural e √©tnica

Mapa Ilustrado do Instituto Butantan


Instituto Butantan
Secretaria de Sa√ļde do Estado de S√£o Paulo
  • Av. Vital Brasil, 1500, Butant√£
    S√£o Paulo ‚Äď SP 05503-900
    (+ 55 11) 2627-9300