Acesso ao Webmail do Instituto Butantan

OUVIDORIA

Ouvidoria

Fale com nossa Ouvidoria e esclare√ßa suas d√ļvidas.

Saiba mais sobre Ouvidoria


RECEPÇÃO DE ANIMAIS

Ouvidoria

Saiba mais sobre Ouvidoria

HOSPITAL VITAL BRAZIL

Hospital Vital Brasil

Especializado no tratamento de acidentes por animais peçonhentos.

Saiba mais sobre Hospital Vital Brasil


FARMACOVIGIL√āNCIA e SAC

Farmacovigil√Ęncia


Farmacovigil√Ęncia

PRIMEIROS SOCORROS

Primeiros Socorros

Saiba mais sobre Primeiros Socorros

IMPRENSA

Imprensa

Saiba mais sobre Comunicação Social

HOSPITAL VITAL BRAZIL

Especializado no tratamento de acidentes por animais peçonhentos
Assist√™ncia m√©dica gratuita/orienta√ß√£o telef√īnica 24 horas por dia.


Av. Vital Brasil, 1500 - Butant√£ : CEP - 05503-900 - S√£o Paulo - SP
Fone Fones: (11) 3723-6969 e (11) 2627-9529 e (11) 2627-9528
Fax Fax: (11) 3726-7962 - Ramal 2000

Alerta

Em caso de acidentes por animais peçonhentos, clique aqui

   

ATIVIDADES DO HOSPITAL VITAL BRAZIL

Assistência médica aos pacientes picados por animais peçonhentos

Hospital Vital BrazilO Hospital Vital Brazil (HVB) foi fundado no final de 1945 para atender pacientes picados por animais pe√ßonhentos. Hoje, mais de 90.000 prontu√°rios registram o volume de pessoas que, ap√≥s cinq√ľenta anos, v√™m-se beneficiando dos estudos iniciados pelo Dr. Vital Brazil.
Funcionando ininterruptamente, com m√©dicos 24 horas por dia, o HVB disp√Ķe de 10 leitos para o atendimento pacientes picados por animais pe√ßonhentos. Aqueles que necessitam soroterapia s√£o internados e acompanhados pela equipe especializada, enquanto um servi√ßo de pronto-atendimento funciona para esclarecimento diagn√≥stico e consultas ambulatoriais. O HVB est√° situado dentro do Instituto Butantan, ao lado do heliponto.

Desenvolvimento de estudos clínicos e epidemiológicos relacionados aos acidentes humanos causados por animais peçonhentos

Além da assistência a pacientes, o Hospital tem também importante papel na pesquisa clínica e padronização de procedimentos terapêuticos para os acidentes causados por animais peçonhentos no Brasil.

As principais linhas de pesquisa desenvolvidas no HVB est√£o relacionadas √† terap√™utica dos acidentes humanos causados por animais pe√ßonhentos como serpentes, aranhas, escorpi√Ķes e lagartas. Com o objetivo de diminuir a morbidade e letalidade causados pelos envenenamento e reduzir rea√ß√Ķes aos antivenenos, ensaios cl√≠nicos t√™m sido realizados para avaliar a efic√°cia de diferentes tratamentos empregados neste tipo de agravo.
Consulte também: Hospital Vital Brazil - Pesquisas Link do CVE.SAUDE.GOV.BR

Programas de treinamento a profissionais da sa√ļde e guias para o diagn√≥stico e tratamento dos acidentes humanos causados por animais pe√ßonhentos

O HVB recebe m√©dicos, estudantes de Medicina, enfermeiros e outros profissionais de sa√ļde para treinamentos e est√°gios volunt√°rios. Os t√©cnicos do hospital participam ainda de cursos no pr√≥prio Instituto [visite tamb√©m: Cursos e Est√°gios , d√£o aulas em hospitais, faculdades e outras institui√ß√Ķes de ensino e pesquisa. Como servi√ßo de refer√™ncia no Estado de S. Paulo, o sHVB participa da elabora√ß√£o de normas t√©cnicas e capacita√ß√£o de equipes para atendimento aos pacientes e realiza assessoria t√©cnica ao Minist√©rio da Sa√ļde.

INFORMA√á√ēES SOBRE ACIDENTES:

Acidentes por cobra

Acidente botr√≥pico (causado por serpentes do grupo das jararacas): dor e incha√ßo no local da picada, √†s vezes com manchas arroxeadas e sangramento pelos orificios da picada; sangramentos em gengivas, pele e urina. Pode evoluir com complica√ß√Ķes como infec√ß√£o e necrose na regi√£o da picada e insufici√™ncia renal.

Acidente laqu√©tico (causado por surucucu): quadro semelhante ao acidente botr√≥pico, acompanhado de v√īmitos, diarr√©ia e queda da press√£o arterial.

Acidente crotálico (causado por cascavel): no local sensação de formigamento, sem lesão evidente; dificuldade de manter os olhos abertos, com aspecto sonolento, visão turva ou dupla, dores musculares generalizadas e urina escura.

Acidente elap√≠dico (causado por coral verdadeira): no local da picada n√£o se observa altera√ß√£o importante; as manifesta√ß√Ķes do envenenamento caracterizam-se por vis√£o borrada ou dupla, p√°lpebras ca√≠das e aspecto sonolento.

Convém lembrar que serpentes não peçonhentas também podem causar acidentes e que nem sempre as serpentes peçonhentas conseguem inocular veneno por ocasião do acidente. Cerca de 40% dos pacientes atendidos no Hospital Vital Brazil são picados por serpentes consideradas não-peçonhentas ou por serpentes peçonhentas que não chegaram a causar envenenamento.

Acidentes por escorpi√£o

Os escorpi√Ķes de import√Ęncia m√©dica est√£o distribu√≠dos em todo o pa√≠s, causam dor no local da picada, com boa evolu√ß√£o na maioria dos casos, por√©m crian√ßas podem apresentar manifesta√ß√Ķes graves decorrentes do envenenamento.

Em caso de acidente, recomenda-se fazer compressas mornas e analg√©sicos para al√≠vio da dor at√© chegar a um servi√ßo de sa√ļde para as medidas necess√°rias e avaliar a necessidade ou n√£o de soro.

Acidentes por aranhas

S√£o tr√™s os g√™neros de aranhas de import√Ęncia m√©dica no Brasil:

Loxosceles ("aranha-marrom"): é importante causa de acidentes na região Sul. A aranha provoca acidentes quando comprimida; deste modo, é comum o acidente ocorrer enquanto o individuo está dormindo ou se vestindo, sendo o tronco, abdome, coxa e braço os locais de picada mais comuns.

Phoneutria
("armadeira", "aranha-da-banana", "aranha-macaca"): a maioria dos acidentes √© registrada na regi√£o Sudeste, principalmente nos meses de abril e maio. √Č bastante comum o acidente ocorrer no momento em que o indiv√≠duo vai cal√ßar o sapato ou a bota.

Latrodectus ("vi√ļva-negra"): encontradas predominantemente no litoral nordestino, causam acidentes leves e moderados com dor local acompanhada de contra√ß√Ķes musculares, agita√ß√£o e sudorese.

As aranhas caranguejeiras e as tar√Ęntulas, apesar de muito comuns, n√£o causam envenenamento. As que fazem teia √°reas geom√©tricas, muitas encontradas dentro das casas, tamb√©m n√£o oferecem perigo.

Acidentes por taturanas ou lagartas

As taturanas ou lagartas que podem causar acidentes s√£o formas larvais de mariposas que possuem cerdas pontiagudas contendo as gl√Ęndulas do veneno. √Č comum o acidente ocorrer quando a pessoa encosta a m√£o nas √°rvores onde habitam as lagartas.

O acidente √© relativamente benigno na grande maioria dos casos. O contato leva a dor em queima√ß√£o local, com incha√ßo e vermelhid√£o discretos. Somente o g√™nero Lonomia pode causar envenenamento com hemorragias √† dist√Ęncia e complica√ß√Ķes como insufici√™ncia renal.

Soros

Os soros antipe√ßonhentos s√£o produzidos no Brasil pelo Instituto Butantan (S√£o Paulo), Funda√ß√£o Ezequiel Dias (Minas Gerais) e Instituto Vital Brazil (Rio de Janeiro). Toda a produ√ß√£o √© comprada pelo Minist√©rio da Sa√ļde que distribui para todo o pa√≠s, por meio das Secretarias de Estado de Sa√ļde. Assim, o soro est√° dispon√≠vel em servi√ßos de sa√ļde e √© oferecido gratuitamente aos acidentados.

Em São Paulo, a relação dos pontos estratégicos para o atendimento dos acidentes por animais peçonhentos está disponível no site:

Link do CVE.SAUDE.GOV.BR www.cve.saude.sp.gov.br




NEWSLETTER

Cadastre-se e fique por dentro das novidades do nosso site!

 

Digite seu email:

Instituto Butantan
Secretaria de Sa√ļde do Estado de S√£o Paulo
  • Av. Vital Brasil, 1500, Butant√£
    S√£o Paulo ‚Äď SP 05503-900
    (+ 55 11) 2627-9300