Acesso ao Webmail do Instituto Butantan

OUVIDORIA

Ouvidoria

Fale com nossa Ouvidoria e esclare√ßa suas d√ļvidas.

Saiba mais sobre Ouvidoria


RECEPÇÃO DE ANIMAIS

Ouvidoria

Saiba mais sobre Ouvidoria

HOSPITAL VITAL BRAZIL

Hospital Vital Brasil

Especializado no tratamento de acidentes por animais peçonhentos.

Saiba mais sobre Hospital Vital Brasil


FARMACOVIGIL√āNCIA e SAC

Farmacovigil√Ęncia


Farmacovigil√Ęncia

PRIMEIROS SOCORROS

Primeiros Socorros

Saiba mais sobre Primeiros Socorros

IMPRENSA

Imprensa

Saiba mais sobre Comunicação Social

CENTRO DE BIOTECNOLOGIA

Direção: Luciana C. C. Leite lccleite@butantan.gov.br Curriculum Lattes
Liderança Científica: Isaias Raw iraw@butantan.gov.br Curriculum Lattes


O Centro de Biotecnologia foi criado em 1985 dentro do contexto do programa de Auto-sufici√™ncia em Imunol√≥gicos do Minist√©rio da Sa√ļde, assumindo a miss√£o de desenvolvimento de tecnologia para produ√ß√£o de vacinas e biof√°rmacos de import√Ęncia em sa√ļde p√ļblica, em estreita parceria com a Divis√£o BioIndustrial e com o apoio da Divis√£o de Desenvolvimento Cient√≠fico do Instituto Butantan.


Laboratórios de Imunobiotecnologia

Giovana C. Barazzone giovanacb@butantan.gov.br Curriculum Lattes
Martha M. Tanizaki tanizaki@butantan.gov.br Curriculum Lattes
Vera C.B. Cainelli vcainelligebara@butantan.gov.br Curriculum Lattes
Vera Farago verafarago@butantan.gov.br Curriculum Lattes
Waldely de Oliveira Dias waldely@butantan.gov.br Curriculum Lattes


Os Laboratórios de Imunobiotecnologia vem trabalhando no desenvolvimento de vacinas conjugadas para bactérias encapsuladas patogênicas (Streptococcus pneumoniae e Haemophilus influenzae), bem como na caracterização e avaliação de componentes bacterianos para serem utilizados como antígenos vacinais e/ou adjuvantes na composição de novas vacinas.


1 - Vacinas conjugadas

O grupo vem trabalhando no estudo e desenvolvimento de vacinas para as principais bactérias encapsuladas patogênicas: Neisseria meningitidis, Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae. O polissacarídeo capsular ligado covalentemente a uma proteína é hoje o antígeno mais eficaz para induzir resposta imune duradoura contra bactérias encapsuladas.

2 - Caracterização de antígenos e adjuvantes

O grupo se dedica ao desenvolvimento de vacinas contra coqueluche com menor toxicidade e a caracteriza√ß√£o de novos adjuvantes a partir de mol√©culas obtidas durante o processo de cultivo de Bordetella pertussis, bact√©ria respons√°vel pela doen√ßa coqueluche ou tosse comprida. Al√©m disto, se dedica ao desenvolvimento e avalia√ß√£o imunobiol√≥gica de uma vacina celular contra Streptococcus pneumoniae. Dedica-se tamb√©m ao desenvolvimento de metodologia para cria√ß√£o de testes imunocromatogr√°ficos (‚Äúdipsticks‚ÄĚ), destinados ao diagn√≥stico r√°pido de infec√ß√Ķes causadas pelo Streptococcus pneumoniae.


Laboratórios de Bioprocessos

Celia Liberman --- Curriculum Lattes
Elisabeth Cheng echeng@butantan.gov.br Curriculum Lattes
Elizabeth A. L. Martins martins@butantan.gov.br Curriculum Lattes
Fl√°via Saldanha Kubrusly kubruslyfs@butantan.gov.br Curriculum Lattes
Joaquin Cabrera-Crespo Jcabrera-crespo@butantan.gov.br Curriculum Lattes
Maria Elisabete Sbrogio-Almeida bsbrogio@butantan.gov.br Curriculum Lattes
Mickie Takagi mtakagi@butantan.gov.br Curriculum Lattes
Rocilda Schenkman rocilda@butantan.gov.br Curriculum Lattes
Viviane M. Gonçalves vivimaig@butantan.gov.br Curriculum Lattes


Os Laborat√≥rios de Bioprocessos estudam a cin√©tica dos cultivos de microrganismos para produ√ß√£o, extra√ß√£o e purifica√ß√£o de biomol√©culas, visando maior rendimento e qualidade dos ant√≠genos e adjuvantes vacinais de Hem√≥filus,Pneumococo, Meningococo, etc. Estabelece-se tamb√©m o escalonamento em condi√ß√Ķes de boas pr√°ticas de produ√ß√£o.
Os Laboratórios de Bioprocessos também desenvolvem processos para produção de biofármacos de interesse clínico, como produtos extraídos e purificados a partir de tecidos animais e de plasma humano.


1 - Bioprocessos: Vacinas

O grupo tem se dedicado ao cultivo em biorreatores de at√© 10L de diversos microorganismos recombinantes ou n√£o, da purifica√ß√£o e produ√ß√£o de ant√≠genos, adjuvantes ou biomol√©culas produzidas a partir destes cultivos. A produ√ß√£o de ant√≠genos e biof√°rmacos em condi√ß√Ķes GMP (boas pr√°ticas de produ√ß√£o), em escala piloto, utilizando biorreatores de at√© 80 L, √© tamb√©m objetivo de trabalho do grupo para alguns dos projetos, principalmente aqueles que tenham sido bem sucedidos na etapa anterior de trabalho em bioreator de at√© 10L.

2 - Bioprocessos: Biof√°rmacos

O grupo tem se dedicado ao estudo de novos biofármacos que possam ser extraídos de tecido animal, como o surfactante pulmonar para ser usado em prematuros e diferentes biomoléculas derivadas de plasma humano, como Fator VIII.


Laboratórios de Biotecnologia Molecular

Alexandre P. Y. Lopes apyl@butantan.gov.br Curriculum Lattes
Ana L√ļcia T. O. Nascimento tabet@butantan.gov.br Curriculum Lattes
Eliane N. Miyaji enmiyaji@butantan.gov.br Curriculum Lattes
Elizabeth A. L. Martins martins@butantan.gov.br Curriculum Lattes
Eneas de Carvalho eneas@butantan.gov.br Curriculum Lattes
Josefa B. Silva josilvab@butantan.gov.br Curriculum Lattes
Luciana C. C. Leite lccleite@butantan.gov.br Curriculum Lattes
Maria Leonor S. Oliveira mloliveira@butantan.gov.br Curriculum Lattes
Paulo Lee Ho hoplee@butantan.gov.br Curriculum Lattes

Os Laborat√≥rios de Biotecnologia Molecular I a IV dedicados √† express√£o de genes heter√≥logos numa variedade de plataformas (bact√©rias, leveduras e c√©lulas de mam√≠fero) para o desenvolvimento de vacinas recombinantes ou biof√°rmacos. Ant√≠genos de T√©tano, Pertussis, Pneumococo, Schistosoma, Leptospira e HPV s√£o investigados, sendo expressos em Escherichia coli e Leveduras para obten√ß√£o das prote√≠nas recombinantes, ou em BCG, Bact√©rias l√°cticas ou Salmonela, para constitui√ß√£o de vacinas vivas recombinantes, ou em vetores de express√£o eucarionte para obten√ß√£o de vacinas de DNA. Biof√°rmacos recombinantes tamb√©m s√£o obtidos por express√£o em E.coli ou Leveduras. Projetos de gen√īmica funcional de Leptospira e Schistosoma, al√©m de venenos de serpentes, fornecem subs√≠dios para o desenvolvimento de vacinas, biof√°rmacos e kits de diagn√≥stico.


1 - Desenvolvimento de vacinas recombinantes:

Diferentes ant√≠genos recombinantes vacinais est√£o sendo investigados para compor vacinas de subunidades, vacinas m√ļltiplas ou como adjuvantes. Estudos envolvendo vacinas vivas expressando ant√≠genos heter√≥logos em Lactobacilos, Lactococcos, Salmonela e BCG tamb√©m est√£o sendo investigados, assim como o potencial uso de vacinas de DNA. Investiga-se o desenvolvimento de vacinas contra pertussis, pneumococo, leptospira, schistosoma, HPV, entre outras.

2 - Expressão heteróloga de biofármacos:

O laboratório é dedicado à expressão de genes heterólogos numa variedade de plataformas (bactéria, levedura e células de mamífero) para o desenvolvimento de biofármacos: Expressão de interferon alfa em E. coli e de glucocerebrosidase em células CHO.

3 - Gen√īmica e transcript√īmica funcional:

Nos √ļltimos anos, o Centro de Biotecnologia participou de diversos programas de seq√ľenciamento gen√īmico, como Xylella, C√Ęncer, Leptospira e Schistosoma, al√©m do transcriptoma de gl√Ęndulas de venenos de serpente. Projetos de gen√īmica e transcrit√īmica funcional para Leptospira, Schistosoma e venenos de serpente, visam a identifica√ß√£o de prote√≠nas com potencial biotecnol√≥gico para o desenvolvimento de vacinas, biof√°rmacos e kits de diagn√≥stico. Al√©m disso, o grupo se dedica a estudos dos mecanismos imunol√≥gicos e patog√™nese destas doen√ßas, conhecimento fundamental para o desenvolvimento de novas vacinas.



NEWSLETTER

Cadastre-se e fique por dentro das novidades do nosso site!

 

Digite seu email:

Instituto Butantan
Secretaria de Sa√ļde do Estado de S√£o Paulo
  • Av. Vital Brasil, 1500, Butant√£
    S√£o Paulo ‚Äď SP 05503-900
    (+ 55 11) 2627-9300