Simpósio Temático do Cultural

Trends in Science and environmental education

A educação ambiental como um tema transversal de pesquisa e ação educativa.

Palestrante convidado: Dr. Xavier Fazio (Professor e membro principal do Centro de Pesquisa em Sustentabilidade Ambiental da Brock University, CA).

Contribuições, possibilidades e desafios na formação continuada dos educadores

Na 5º edição, as colaboradoras e colaborador do Instituto Butantan apresentaram as investigações que defenderam recentemente em seus trabalhos de mestrado e doutorado sobre a formação inicial e/ou continuada de educadores.

Palestrantes convidados: Adriano Oliveira (Museu de Microbiologia); Livia Alfonsi (Centro de Ensino); Ianna Cirilo (Museu de Microbiologia).

Reflexões sobre a dimensão educativa dos museus

Durante a 6º edição do Simpósio, foi abordado sobre as ações educativas como elementos fundamentais no processo de comunicação, que podem auxiliar na construção do conhecimento crítico e no encantamento do público visitante.

Palestrantes convidados: Cynthia Iszlaji (Museu de Microbiologia); Felipe Barbosa Dias (Museu Biológico).

Biomimética - inovação inspirada na natureza

A Biomimética busca soluções para problemas humanos inspiradas em formas e processos da natureza. Nesta 7º edição a Biomimética foi apresentada como uma metodologia de aprendizagem ativa para o ensino de ciências e para a criação de inovações em processos e produtos.

Palestrante convidada: Profª. Drª. Roberta V. Raggi (Design de Interação e Engenharia Civil e de Produção da PUC-SP).

Reflexões sobre a formação de educadores, a partir da teoria da atividade

Nesta edição, foi apresentado as contribuições da teoria da atividade, como instrumento para análise e reflexão de ações educativas em museus.

Palestrantes convidados: Melissa Padilha Duarte Rosa (Museu Biológico); Adriana Aparecida Chagas (Museu Biológico).