Especialização na Área da Saúde

O Instituto Butantan, como Unidade Didática do Centro Formador de Recursos Humanos para o SUS/SP Dr. Antonio Guilherme de Souza, oferece Cursos de Especialização na Área da Saúde - reconhecidos como Especialização pelo Parecer 382/17 do Conselho Estadual de Educação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo - CEE/SEE/SP, para profissionais e estudantes que concluírem a graduação, com bolsas de estudo fornecidas pela SES, nos seguintes Cursos:


-Especialização em Animais de Interesse em Saúde: Biologia Animal

-Especialização em Biotecnologia para a Saúde – Vacinas e Biofármacos

-Especialização em História, Museologia e Divulgação da Ciência e da Saúde.

-Especialização em Toxinas de Interesse em Saúde

 

Objetivos:

Os cursos de Especialização têm como objetivos:

• Complementar a formação universitária em aspectos teóricos e da prática profissional não contemplados nos cursos de graduação;

• Proporcionar formação abrangente e crítica;

• Aprimorar profissionais que integram ou apoiam as diversas áreas do campo da saúde, incluindo a pesquisa, produção e divulgação.

• Participar de treinamento em serviço, sob a orientação e supervisão diretas de profissionais especializados nas diversas áreas que integram ou apoiam a área de saúde.

 

Editais:

1 - Edital de inscrições - Edital de inscrições

2 - Edital Convocação para prova - Edital de Convocação para prova

3 - Edital Convocação para entrevista - Edital de convocação para entrevista

4 - Suspensão temporária Especialização - COMUNICADO suspensão do processo seletivo

5 - Comunicado - Prorrogação validade do Processo Seletivo-2019 

6 - Edital de Classificação 

7- Edital de Convocação para matricula 

 

Público-alvo:

Graduados nas seguintes áreas: Arquitetura, Arquivologia, Artes Visuais, Biblioteconomia, Biomedicina, Bioquímica, Biotecnologia, Ciências Biológicas

Ciências da Natureza, Ciências Moleculares, Ciências Sociais, Comunicação Social, Educação artística, Enfermagem, Engenharia, Engenharia de produção

Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia Química, Farmácia, Filosofia, Geografia, História, História da Arte, Jornalismo, Licenciatura em Ciências, Medicina Veterinária, Museologia, Pedagogia, Química, Zootecnia e áreas afins da saúde.

 

Cursos de Especialização​

Supervisor Titular – Vania Gomes de Moura Mattaraia

Duração do Programa - 1 ano

O objetivo geral desse curso é especializar o aluno por meio do desenvolvimento científico e do aprendizado de boas práticas para criação, manutenção e uso de animais de interesse científico e didático em saúde.

O curso inclui linhas de pesquisas desenvolvidas por um corpo de orientadores ligados a variados laboratórios. Todas as pesquisas são relacionadas com algum aspecto da biologia de animais de interesse em saúde, versando principalmente sobre artrópodes, serpentes, roedores, lagomorfos, cavalos e anfíbios, e abrangendo as áreas de história natural e ecologia, taxonomia e sistemática, manejo e manutenção de animais em cativeiro, morfologia, bioquímica e ação biológica de venenos, genética e biologia molecular.

 

Supervisor Titular – Elizabeth Angélica Leme Martins

Duração do Programa - 1 ano

O Curso tem como objetivo a formação de recursos humanos para atuar na área da saúde, compreendendo os processos de pesquisa, desenvolvimento e produção de imunobiológicos e outros biofármacos, bem como nos testes e vigilância da aplicação desses produtos e na divulgação dos resultados na saúde das populações.

Serão abordados aspectos das Politicas Públicas de Saúde e da dinâmica gerada pelas necessidades do mercado coadunadas com a participação do Instituto Butantan em atender estas demandas. O Butantan desenvolve e produz biofármacos de interesse em saúde pública, além de gerar conhecimento através de pesquisas científicas, divulgação e estimulo ao conhecimento científico, formando recursos humanos em todas as suas atividades. Neste contexto o Instituto Butantan tem um ambiente favorável para o desenvolvimento da Ciência e Biotecnologia e inovação tecnológica.

O curso inclui: Politicas Públicas de Saúde I e II, Metodologia de Pesquisa, Ética, Inovação Tecnológica,

Aspectos organizacionais da Instituição de Pesquisa, Produção e Divulgação Científica, Bases Científicas do Desenvolvimento de Vacinas e Biofármacos, Bases Tecnológicas e Aplicações em Vacinas e Biofármacos

Biotecnologia aplicada à Saúde, Bioprocessos e controles de produtos.

Supervisor Titular – Adriana Mortara Almeida

Duração do Programa - 1 ano

O Curso objetiva capacitar novos profissionais para atuar nos campos relacionados à história, educação não formal e divulgação científica em ciências e saúde, visando o estabelecimento de novas relações entre espaços de produção científica e a população para a qual essa produção é direcionada.

A formação de recursos humanos nesta área é de crucial importância para suprir a demanda de profissionais capazes de propiciar sensibilização, reflexões, motivação e enlace comunicacional entre história, divulgação científica e educação em saúde, cuja especificidade de ações e linhas de atuação não encontra paralelo em outras instituições de saúde do Estado de São Paulo.

A formação para atuação no campo do patrimônio histórico e ambiental em espaços dedicados à saúde pública e às ciências, como o Butantan, contribui para a compreensão, preservação e valorização dos acervos documentais, museológicos, arquitetônicos, bibliográficos e biológicos dessa área. A articulação desses patrimônios com a formação em educação não formal e em divulgação científica propicia a produção de novos conhecimentos e a sua disseminação a um público amplo.

Supervisor Titular – Sonia Aparecida de Andrade

Duração do Programa - 1 ano

O objetivo geral desse curso é capacitar profissionais com conhecimento aplicado em toxinas para atuar nas áreas da saúde. Qualificar profissionais no entendimento dos efeitos e mecanismos da ação de toxinas nos diferentes sistemas biológicos e suas aplicabilidades e para atuação diferenciada na área da saúde, estimulando a visão integrada envolvendo ética, políticas públicas do SUS, inovação, bioprospecção, ciência e saúde.

O curso inclui linhas de pesquisas desenvolvidas por um corpo de orientadores ligados a variados laboratórios. Todas as pesquisas são relacionadas com algum aspecto relativo a toxinas de interesse em saúde, versando principalmente sobre animais peçonhentos, ações de suas toxinas, epidemiologia e tratamento de envenenamentos causados por animais peçonhentos, além de bioprospecção de novos fármacos usando toxinas como ferramentas.

Informações

 

(11) 2627-9760 / 9474 

 estagios@butantan.gov.br

segunda  a sexta das 9h às 17h

Centro Administrativo do Instituto
      Butantan, setor roxo
      Av. da Universidade, 210,
      Cidade Universitária, São Paulo 

Importante

Carga horária: Duração de um ano, com carga horária semanal de 40 horas de atividades. Total anual de 1.720 horas.

As inscrições exclusivamente pelo site: www.butantan.gov.br