programas – programa de aprimoramento profissional​

 

 Editor de Conteúdo ‭[1]‬

 
PROGRAMAS OFERECIDOS

1 - APRIMORAMENTO CIENTÍFICO E AÇÕES EM SAÚDE NA BASE AVANÇADA DO INSTITUTO BUTANTAN NA AMAZÔNIA
Supervisor Titular: Carlos Alberto Gonçalves Silva Jared
RESUMO DO PROGRAMA: O programa tem por objetivo prático formar profissionais capacitados que atuem nos hospitais em casos de envenenamento por animais peçonhentos ou nas Universidades da região de Santarém realizando pesquisas com a biodiversidade local. Dessa forma, estes profissionais seriam multiplicadores das ações do Instituto Butantan em Santarém. Dentro deste Programa o Aprimorando irá atuar no Hospital Vital Brazil ou Museu Biológico ou ainda em Laboratórios de Pesquisas, dependendo de sua formação.

2 - ASPECTOS BIOLÓGICOS, CLÍNICOS E CIRÚRGICOS NA CRIAÇÃO DE SERPENTES EM CATIVEIRO
Supervisor Titular: Kathleen Fernandes Grego
RESUMO DO PROGRAMA: Para viabilizar a produção de venenos de serpentes peçonhentas destinada ao atendimento da população em geral (soros antivenenos) ou para a pesquisa de imunobiológicos, necessitamos de animais hígidos. Para tanto, é necessário que exista um manejo higiênico-sanitário eficiente na criação de serpentes, assim como procedimentos profiláticos e clínico-cirúrgicos adequados a esses animais para aumentar a qualidade e quantidade de veneno obtido. Como a maioria das Instituições de Ensino de medicina veterinária não possuem uma disciplina que trate da biologia, clínica e cirurgia dos ofídios, este programa treinará esses profissionais para atuar nesta área da saúde pública.

3 - BIOLOGIA ANIMAL
Supervisor Titular: Marta Maria Antoniazzi
RESUMO DO PROGRAMA: O programa inclui linhas de pesquisas desenvolvidas por um corpo de orientadores ligados a variados laboratórios. Todas as pesquisas são relacionadas com algum aspecto da biologia de animais peçonhentos e/ou venenosos, versando principalmente sobre artrópodes, serpentes e anfíbios, e abrangendo as áreas de história natural e ecologia, taxonomia e sistemática, manejo e manutenção de animais em cativeiro, morfologia, bioquímica e ação biológica de venenos, genética e biologia molecular. Os candidatos serão direcionados de acordo com os critérios estabelecidos pelos examinadores e pela coordenação do programa. Durante o primeiro ano o candidato irá se familiarizar com as técnicas relacionadas às linhas de pesquisas abordadas. No segundo ano irá participar do desenvolvimento de projetos específicos, que permitirão a aplicação prática do conhecimento adquirido no primeiro ano. Essa etapa é fundamental para consolidação do conhecimento técnico e laboratorial adquirido no primeiro ano.

4 - BIOQUÍMICA
Supervisor Titular: Pedro Ismael da Silva Junior
RESUMO DO PROGRAMA:O programa tem por objetivo proporcionar ao aprimorando uma visão inicial das técnicas básicas em bioquímica (cromatografia, espectrofotometria, eletroforese, etc) além de num segundo momento introduzir técnicas avançadas (cromatografia líquida HPLC, análise de peptídeos e proteínas por degradação de edman e espectrometria de massas, cinética enzimática), síntese de peptídeos e peptideomiméticos, noções de biologia celular, biologia molecular, etc.

5 - BIOTECNOLOGIA EM SAÚDE
Supervisor Titular: Elisabeth Cheng
RESUMO DO PROGRAMA: O programa visa ensinar o que é biotecnologia, sua dinâmica e definição, geradas pelas necessidades ou demandas de mercado, coadunadas com a missão social do Instituto Butantan. O Instituto se preocupa não somente em desenvolver e produzir novos imunobiológicos e biofármacos de interesse em saúde pública, mas também em gerar novos conhecimentos como resultados de suas pesquisas científicas, de formar recursos humanos capacitados científica e tecnologicamente, e divulgar e estimular o conhecimento científico entre os jovens.

 6 - CRIAÇÃO, MANUTENÇÃO E USO DE ANIMAIS DE LABORATÓRIO PARA PESQUISA, CONTROLE E PRODUÇÃO DE IMUNOBIOLÓGICOS
Supervisor Titular: Vânia Gomes de Moura Mattaraia
RESUMO DO PROGRAMA: O programa proporciona ao aprimorando normas de boas práticas de produção (GMP) e normas internas de funcionamento dos Biotérios de roedores, serpentes e artrópodes. História natural, biologia e manejo das diferentes espécies criadas nestes biotérios (roedores, lagomorphas, invertebrados e serpentes). Conhecimento das principais enfermidades que acometem estas espécies em cativeiro, dando ênfase à importância do manejo profilático. Manejo reprodutivo. Normas de biossegurança.
Processos de controle ambiental e de lavagem, desinfecção e esterilização. Controle sanitário e genético. Manipulação de soluções. Coleta de fluídos e inoculação. Anestesia, analgesia e cuidados pré e pós-cirúrgico. Eutanásia, descarte e ética animal.

7 - FARMACOLOGIA E FISIOPATOLOGIA
Supervisor Titular: Sandra Coccuzzo Sampaio Vessoni
RESUMO DO PROGRAMA: O Programa visa ao aprimoramento de profissionais de saúde, interessados em desenvolver atividades de pesquisa científica em Farmacologia e Fisiopatologia aplicando técnicas e procedimentos destas especialidades. O Programa aborda os seguintes aspectos: - estudo em Fisiopatologia do envenenamento por animais peçonhentos, enfocando, particularmente, os efeitos de venenos animais sobre os mecanismos hemostáticos e sobre a resposta inflamatória; podendo atuar investigando atividades de diferentes venenos, a eficiência da soroterapia e a possível ação de toxinas sobre processos fisiopatológicos, tais como: dor, processos inflamatórios e desenvolvimento tumoral. - estudo em Farmacologia de venenos e toxinas visando identificar mecanismos de ações destas secreções sobre a junção neuromuscular, os sistemas nervoso central e autônomo, endócrino, imune, cardiovascular e renal; bem como nos processos inflamatórios, de coagulação e de desenvolvimento perinatal, para esclarecer situações patológicas e do envenenamento. Abordam-se também estudos comparativos e endócrinos visando identificar características moleculares e funcionais de secreções glandulares, receptores, canais iônicos, hormônios e autacóides de vertebrados, permitindo revelar biomoleculas e sistemas peculiares, estrutural e funcionalmente, na filogenia desses animais.

8 - GESTÃO AMBIENTAL EM SAÚDE
Supervisor Titular: Neuzeti Maria dos Santos
RESUMO DO PROGRAMA: O programa tem como objetivo aprimorar profissionais de diferentes formações para atuar em questões ambientais, envolvendo Licenciamento Ambiental, Gestão Ambiental e busca de métodos para tratamento de resíduos sólidos diversos e de Resíduos de Serviços de Saúde, Manejo Arbóreo, Gerenciamento de Resíduos Químicos e Educação Ambiental, visando à segurança do trabalhador, preservação do meio ambiente e da saúde pública.
Atualmente os estabelecimentos de serviço de saúde necessitam de profissionais aptos a desenvolver gestão de forma integrada e multidisciplinar, para atender as normativas legais e a busca da sustentabilidade para redução de impactos ambientais.

9 - IMUNOLOGIA
Supervisor titular: Wafa Hanna Koury Cabrera
RESUMO DO PROGRAMA: O programa de Imunologia oferece aos aprimorandos a possibilidade de adquirir conhecimentos em Imunologia Básica e Aplicada e Toxinologia com ênfase nas subáreas de Imunogenética, Imunoquímica, Imunopatologia e Imunoviral. Nos objetivos principais incluem-se os estudos integrados das atividades biológicas de distintas toxinas, como as de animais peçonhentos, e suas relações com a imunidade inata e/ou adquirida; o estudo do controle genético de caracteres imunológicos complexos e de infecções, neoplasias e doenças autoimunes e o desenvolvimento de metodologias voltadas ao diagnóstico, profilaxia e tratamento de doenças de importância médica. Além do aprendizado teórico e prático, a convivência constante com as atividades desenvolvidas em laboratórios, possibilitará ao bolsista desenvolver uma visão atualizada e moderna da ciência como um todo, particularmente na área de Imunologia Básica e Aplicada.

 10 - IMUNOLOGIA APLICADA. MANEJO SANITÁRIO DE CAVALOS SOROPRODUTORES
Supervisor Titular: Ronaldo de Azevedo Ferreira
RESUMO DO PROGRAMA: Acompanhamento das imunizações dos animais. Seleção dos Soroprodutores. Noções básicas de Imunologia aplicada. Antígenos. Anticorpos. Adjuvantes. Soros Heterólogos. Sangria de Produção. Teste de Potência. Plasmaferese. Manejo nutricional dos animais. Feno. Rações. Mineralização. Manejo Sanitário: vacinações, vermifugações; Marcação. Tratamentos. Exame Clínico e Laboratorial. Bem estar dos animais. Bioética.

 11 - MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA
Supervisor Titular: Rita de Cássia Ruiz
RESUMO DO PROGRAMA: Este programa visa aprimorar o conhecimento de profissionais de diferentes áreas da saúde qualificando-os nas áreas de bacteriologia, helmintologia ou vetores de interesse médico a fim de possibilitar uma melhor atuação em diferentes campos relacionados à saúde pública. Para isto, o principal objetivo deste programa é a inserção dos alunos em pesquisas que visam o melhor entendimento de doenças infecciosas humanas, o estudo mecanismos de patogenicidade de importantes agentes etilógicos, o entendimento da resposta do hospedeiro, a identificação de candidatos vacinais e a bioprospecção. Além do aprendizado teórico-prático é previsto que o aluno trabalhe em equipe multiprofissional e desenvolva a aplicação do raciocínio
científico na formulação de hipóteses 

12 - MUSEOLOGIA, COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO EM SAÚDE E HISTÓRIA DA CIÊNCIA
Supervisor Titular: Adriana Mortara Almeida
RESUMO DO PROGRAMA: O Programa Museologia, Comunicação, Educação em Saúde e História da Ciência oferece oportunidade de trabalhar em campos que compõem a área de Cultura do Instituto Butantan. No campo da Museologia, trabalhamos com acervos de história das ciências, da saúde e zoológico com objetivo de preservar e comunicar, por meio de ações de difusão do conhecimento, como exposições, publicações e atividades educativas. As pesquisas da área Cultural tratam de temas relacionados à história da ciência e da saúde pública no Brasil e no Estado de São Paulo, da gestão de acervos, além da produção do discurso pedagógico e de ações educativas e de estudos de público em instituições museológicas. A inserção da área cultural do Instituto Butantan neste Programa de Aperfeiçoamento Profissional tem o objetivo de capacitar profissionais, por meio de ações combinadas de comunicação, museologia, arquivologia, biblioteconomia, história da ciência e educação, buscando estabelecer estratégias de comunicação com diferentes públicos, visando sua popularização da ciência, sobretudo em temas de interesse em saúde pública desenvolvidos pela Instituição.

13 - PROGRAMA DE QUALIDADE NA PRODUÇÃO DE IMUNOBIOLÓGICOS E BIOFÁRMACOS
Supervisor titular: Patrícia dos Santos Carneiro
RESUMO DO PROGRAMA: Conceitos do Sistema de Qualidade aplicado à Indústria Farmacêutica. Normas e Leis aplicadas ao registro e pós-registro de medicamentos biológicos, assim como gerenciamento das Boas Práticas de Fabricação e Boas Práticas de Laboratório. Metodologias de Controles Microbiológico, Físico-Químico e Biológico. Normas e Leis aplicadas ao desenvolvimento de ensaios clínicos para comprovação de segurança e eficácia de medicamentos biológicos, além daquelas aplicadas à farmacovigilância de medicamentos de uso humano.​
 

 Editor de Conteúdo ‭[2]‬