Museu Emílio Ribas

Museu de Saúde Pública Emílio Ribas localiza-se no tradicional bairro do Bom Retiro, próximo a outras instituições culturais como a Pinacoteca do Estado, Memorial da Resistência, Sala São Paulo, Museu da Língua Portuguesa, Museu de Arte Sacra e Museu da Energia. Fica próximo também da Rua José Paulino, conhecida como um dos polos de vestuário do Estado.

Especializado em história da saúde pública, o museu está instalado num edifício construído em 1893, e reconhecido como patrimônio cultural de São Paulo. O local abrigou o antigo Desinfectório Central – um dos primeiros equipamentos de saúde pública, cuja presença física estimula a curiosidade sobre o desenvolvimento das ciências biomédicas e das políticas públicas na área da saúde.

Em 2010, o Museu foi transferido para o Instituto Butantan, integrando-se à estrutura do Centro de Desenvolvimento Cultural. Atualmente, passa por uma grande reforma nas áreas técnicas de guarda e tratamento dos acervos, adequando-as para a melhor preservação do local. Durante o período, o local ficará fechado para visitação. ​

Infraestrutura: Não há estacionamento nem lanchonete no interior do museu, mas existem várias opções nas proximidades.​

 

Consulta ao Arquivo Histórico

A Consulta é mediante agendamento prévio, pelo email: acervoer@butantan.gov.br no período de segunda a sexta das 8h30 às 16h45.

Informações

 

 (11) 2627-3880​

 museuer.ib@butantan.gov.br

Administração:  de segunda a sexta das 8h às 17h

 Rua Tenente Pena, 100 - Bom Retiro, São Paulo – SP

Como chegar:  metrô : Linha Amarela – Estação Luz, saída sentido rua José Paulino.

Trem: estação Júlio Prestes e se dirigir à Rrua José Paulino.

Visita às Exposições: Atualmente o museu encontra-se fechado para visitações.